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http://hdl.handle.net/1843/58251
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Luíz Carlos Travaglia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0436911150907624 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mayara Nicolau de Paula | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bárbara Amaral da Silva | pt_BR |
dc.creator | Rafaela Vicência Pereira | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8610614179479351 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-25T16:13:19Z | - |
dc.date.available | 2023-08-25T16:13:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/58251 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objeto de estudo os processos de formação de palavras. Primeiramente o estudo partiu da análise teórica dos processos de formação de palavras nas gramáticas normativas e nos livros didáticos. Por conseguinte, foi verificado se há um alinhamento do que é proposto nas gramáticas normativas com o que é apresentado na proposta referente ao ensino de formação de palavras presentes nas componentes curriculares da Educação Básica. A construção argumentativa formulou-se com base na leitura do repertório teórico aqui presente, na observação dos locais (físicos e virtuais) onde as novas palavras aparecem e quais as necessidades que levam os falantes a (re)produzirem estes vocábulos. Também se verificou os processos utilizados nestas palavras e quais são os mais produtivos. O desenvolvimento argumentativo consistiu, inclusive, na montagem de esquemas, na leitura de textos de gêneros diversos compartilhados em ambientes virtuais e no acompanhamento e na análise do levantamento de novas palavras organizados pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Estas observações permitiram concluir que a formação de palavras tem uma abordagem reducionista em sala de aula e destacou-se a necessidade de reestruturações didáticas para que esta temática seja melhor aproveitada no contexto escolar. Consequentemente, foram feitas sugestões que poderão contribuir para a ampliação e o enriquecimento vocabular dos estudantes, reformulando as práticas tradicionais com a inserção de didáticas mais aprimoradas que possibilitem um ensino analítico e reflexivo sobre a língua materna. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Gramática | pt_BR |
dc.subject | Reflexão | pt_BR |
dc.subject | Formação de palavra | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | O estudo da formação de palavras e as práticas em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gramática e Ensino |
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O ESTUDO DA FORMAÇÃO DE PALAVRAS PRATICAS EM SALA DE AULA.pdf | 2.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
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