Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/58251
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O estudo da formação de palavras e as práticas em sala de aula
Autor(es): Rafaela Vicência Pereira
Primeiro Orientador: Luíz Carlos Travaglia
Primeiro membro da banca : Mayara Nicolau de Paula
Segundo membro da banca: Bárbara Amaral da Silva
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo os processos de formação de palavras. Primeiramente o estudo partiu da análise teórica dos processos de formação de palavras nas gramáticas normativas e nos livros didáticos. Por conseguinte, foi verificado se há um alinhamento do que é proposto nas gramáticas normativas com o que é apresentado na proposta referente ao ensino de formação de palavras presentes nas componentes curriculares da Educação Básica. A construção argumentativa formulou-se com base na leitura do repertório teórico aqui presente, na observação dos locais (físicos e virtuais) onde as novas palavras aparecem e quais as necessidades que levam os falantes a (re)produzirem estes vocábulos. Também se verificou os processos utilizados nestas palavras e quais são os mais produtivos. O desenvolvimento argumentativo consistiu, inclusive, na montagem de esquemas, na leitura de textos de gêneros diversos compartilhados em ambientes virtuais e no acompanhamento e na análise do levantamento de novas palavras organizados pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Estas observações permitiram concluir que a formação de palavras tem uma abordagem reducionista em sala de aula e destacou-se a necessidade de reestruturações didáticas para que esta temática seja melhor aproveitada no contexto escolar. Consequentemente, foram feitas sugestões que poderão contribuir para a ampliação e o enriquecimento vocabular dos estudantes, reformulando as práticas tradicionais com a inserção de didáticas mais aprimoradas que possibilitem um ensino analítico e reflexivo sobre a língua materna.
Assunto: Língua portuguesa - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58251
Data do documento: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Gramática e Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ESTUDO DA FORMAÇÃO DE PALAVRAS PRATICAS EM SALA DE AULA.pdf2.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons