Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/58251
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O estudo da formação de palavras e as práticas em sala de aula |
Autor(es): | Rafaela Vicência Pereira |
primer Tutor: | Luíz Carlos Travaglia |
primer miembro del tribunal : | Mayara Nicolau de Paula |
Segundo miembro del tribunal: | Bárbara Amaral da Silva |
Resumen: | Este trabalho tem como objeto de estudo os processos de formação de palavras. Primeiramente o estudo partiu da análise teórica dos processos de formação de palavras nas gramáticas normativas e nos livros didáticos. Por conseguinte, foi verificado se há um alinhamento do que é proposto nas gramáticas normativas com o que é apresentado na proposta referente ao ensino de formação de palavras presentes nas componentes curriculares da Educação Básica. A construção argumentativa formulou-se com base na leitura do repertório teórico aqui presente, na observação dos locais (físicos e virtuais) onde as novas palavras aparecem e quais as necessidades que levam os falantes a (re)produzirem estes vocábulos. Também se verificou os processos utilizados nestas palavras e quais são os mais produtivos. O desenvolvimento argumentativo consistiu, inclusive, na montagem de esquemas, na leitura de textos de gêneros diversos compartilhados em ambientes virtuais e no acompanhamento e na análise do levantamento de novas palavras organizados pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Estas observações permitiram concluir que a formação de palavras tem uma abordagem reducionista em sala de aula e destacou-se a necessidade de reestruturações didáticas para que esta temática seja melhor aproveitada no contexto escolar. Consequentemente, foram feitas sugestões que poderão contribuir para a ampliação e o enriquecimento vocabular dos estudantes, reformulando as práticas tradicionais com a inserção de didáticas mais aprimoradas que possibilitem um ensino analítico e reflexivo sobre a língua materna. |
Asunto: | Língua portuguesa - Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/58251 |
Fecha del documento: | 12-dic-2022 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gramática e Ensino |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ESTUDO DA FORMAÇÃO DE PALAVRAS PRATICAS EM SALA DE AULA.pdf | 2.17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons