Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/58258
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A crônica como representação social da realidade: análise das crônicas presentes no livro Português Linguagens 8° e 9º anos |
Autor(es): | Nathália Luisa de Souza Henriques |
Primeiro Orientador: | Leiva de Figueiredo Viana Leal |
Primeiro membro da banca : | Marcelo Chiaretto |
Segundo membro da banca: | Cristiane Dias Gonçalves Paula |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise sobre a temática e a abordagem na publicação de crônicas em livros didáticos de Língua Portuguesa do 8º e 9º anos. A literatura é uma arte que tem feito parte da vida das pessoas e possui papeis importantes como o de civilizar, a partir do momento em que o indivíduo passa a compreender o meio, o lugar, a sociedade em que vive. Outra função é a de humanizar, pois quando o homem lê, passa a identificar e entender a comunidade, o corpo social, os seus problemas, seus conflitos e a se colocar no lugar do outro. A crônica é um gênero que apresenta características literárias e jornalísticas, dessa forma, os temas que aborda podem fazer parte da vida das pessoas, do seu cotidiano, assim como situações e momentos que geram uma reflexão ou uma visão diferente, um olhar dramático, romântico ou poético diante do mundo. A pesquisa apontou que autores de livros didáticos selecionam produções literárias para fazerem parte dos livros que organizam para o ensino, não só pelo lugar que determinado artista da crônica ocupa no campo da literatura; mas pela sensibilidade, pelos sentimentos humanos, pela forma com que abordam a generosidade da vida. Os temas levantados revelam que autores de LD são promotores de leitura e de uma visão mais humanizada do mundo. |
Assunto: | Língua portuguesa - Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/58258 |
Data do documento: | 8-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A crônica como representação social da realidade.pdf | 8.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.