Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/58258
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Leiva de Figueiredo Viana Leal | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5179640093644398 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marcelo Chiaretto | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cristiane Dias Gonçalves Paula | pt_BR |
dc.creator | Nathália Luisa de Souza Henriques | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-25T17:48:06Z | - |
dc.date.available | 2023-08-25T17:48:06Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/58258 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma análise sobre a temática e a abordagem na publicação de crônicas em livros didáticos de Língua Portuguesa do 8º e 9º anos. A literatura é uma arte que tem feito parte da vida das pessoas e possui papeis importantes como o de civilizar, a partir do momento em que o indivíduo passa a compreender o meio, o lugar, a sociedade em que vive. Outra função é a de humanizar, pois quando o homem lê, passa a identificar e entender a comunidade, o corpo social, os seus problemas, seus conflitos e a se colocar no lugar do outro. A crônica é um gênero que apresenta características literárias e jornalísticas, dessa forma, os temas que aborda podem fazer parte da vida das pessoas, do seu cotidiano, assim como situações e momentos que geram uma reflexão ou uma visão diferente, um olhar dramático, romântico ou poético diante do mundo. A pesquisa apontou que autores de livros didáticos selecionam produções literárias para fazerem parte dos livros que organizam para o ensino, não só pelo lugar que determinado artista da crônica ocupa no campo da literatura; mas pela sensibilidade, pelos sentimentos humanos, pela forma com que abordam a generosidade da vida. Os temas levantados revelam que autores de LD são promotores de leitura e de uma visão mais humanizada do mundo. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | crônica | pt_BR |
dc.subject | livro didático | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A crônica como representação social da realidade: análise das crônicas presentes no livro Português Linguagens 8° e 9º anos | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A crônica como representação social da realidade.pdf | 8.99 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.