Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58258
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Leiva de Figueiredo Viana Lealpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5179640093644398pt_BR
dc.contributor.referee1Marcelo Chiarettopt_BR
dc.contributor.referee2Cristiane Dias Gonçalves Paulapt_BR
dc.creatorNathália Luisa de Souza Henriquespt_BR
dc.date.accessioned2023-08-25T17:48:06Z-
dc.date.available2023-08-25T17:48:06Z-
dc.date.issued2023-08-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58258-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise sobre a temática e a abordagem na publicação de crônicas em livros didáticos de Língua Portuguesa do 8º e 9º anos. A literatura é uma arte que tem feito parte da vida das pessoas e possui papeis importantes como o de civilizar, a partir do momento em que o indivíduo passa a compreender o meio, o lugar, a sociedade em que vive. Outra função é a de humanizar, pois quando o homem lê, passa a identificar e entender a comunidade, o corpo social, os seus problemas, seus conflitos e a se colocar no lugar do outro. A crônica é um gênero que apresenta características literárias e jornalísticas, dessa forma, os temas que aborda podem fazer parte da vida das pessoas, do seu cotidiano, assim como situações e momentos que geram uma reflexão ou uma visão diferente, um olhar dramático, romântico ou poético diante do mundo. A pesquisa apontou que autores de livros didáticos selecionam produções literárias para fazerem parte dos livros que organizam para o ensino, não só pelo lugar que determinado artista da crônica ocupa no campo da literatura; mas pela sensibilidade, pelos sentimentos humanos, pela forma com que abordam a generosidade da vida. Os temas levantados revelam que autores de LD são promotores de leitura e de uma visão mais humanizada do mundo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectcrônicapt_BR
dc.subjectlivro didáticopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA crônica como representação social da realidade: análise das crônicas presentes no livro Português Linguagens 8° e 9º anospt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A crônica como representação social da realidade.pdf8.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.