Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/58270
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Mobilidade no Setor Central de Goiânia: diagnóstico e intervenções sustentáveis
Título(s) alternativo(s): Mobility in the Central Sector of Goiânia: diagnosis and sustainable interventions
Autor(es): Sofia Maria Neves Vandenberghe
primer Tutor: Paula Vieira Gonçalves de Souza
primer miembro del tribunal : Renata Maria Abrantes Baracho
Resumen: O presente trabalho se inicia com um resgate da literatura pertinente aos temas ligados à mobilidade, sua relação com o surgimento das cidades e seu estado da arte no território brasileiro. Tece-se uma breve discussão da problemática atual do crescimento desenfreado das cidades, que, por sua vez, resulta em grande demanda do translado motorizado. Entrando no tema de mobilidade sustentável, são apresentados os motivos pelos quais intervenções como acupunturas urbanas são tão importantes para a qualidade de vida dos habitantes. Também são expostas as principais ferramentas do traffic calming implantadas atualmente, com três estudos de caso. Após breve contextualização, é feito um diagnóstico qualitativo e quantitativo do Setor Central da cidade de Goiânia. Esse diagnóstico é baseado nos resultados de um questionário online, levantamento fotográfico e análise dos aspectos relevantes da paisagem para uma qualidade de permanência e acessibilidade urbana. Em seguida, são propostas intervenções sustentáveis, a fim de aumentar a qualidade de permanência do habitante ou visitante em espaços públicos desse setor. A intervenção envolve novo mobiliário urbano, iluminação na escala pedestre, mudança de nível das ruas, entre outras ações, proporcionando mais lazer e conforto para os transeuntes, com o objetivo de incentivar o uso do transporte coletivo e não motorizado na região.
Abstract: The present work begins with a review of the relevant literature on themes related to mobility, its relationship with the emergence of cities and its state of the art in Brazilian territory. A brief discussion of the current problem of the unbridled growth of cities is presented, which in turn results in a great demand for motorized transport. Entering the theme of sustainable mobility, the reasons why interventions, such as urban acupuncture, are so important for the quality of life of the inhabitants are presented. The main traffic calming tools currently deployed are also discussed, presenting three case studies. After a brief contextualization, a qualitative and quantitative diagnosis of the central sector of the city of Goiânia is presented. This diagnosis is based on the results of an online questionnaire, photographic survey and analysis of relevant aspects of the landscape for a quality of permanence and urban accessibility. After the diagnosis, sustainable interventions are proposed in order to increase the quality of stay of the inhabitant or visitor in public spaces in the central sector. The intervention involves new urban furniture, lighting on the pedestrian scale, changing the level of the streets, among other actions, providing more leisure and comfort for passers-by, with the aim of encouraging the use of collective and non-motorized transport in the region.
Asunto: Arquitetura sustentável
Sustentabilidade
Transportes coletivos
Crescimento urbano
Espaços públicos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
Curso: Curso de Especialização em Sustentabilidade em Cidades, Edificações e Produtos
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58270
Fecha del documento: 25-feb-2022
Aparece en las colecciones:Especialização em Sustentabilidade em Cidades, Edificações e Produtos

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
artigo Mobilidade no Setor Central de Goiânia - Sofia Vandenberghe - pós correção banca Rev_PVGS 03.pdf4.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons