Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58287
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dc.contributor.advisor1Sueli Aparecida Mingotipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3274762673749139pt_BR
dc.contributor.referee1Ela Mercedes Medrano de toscanopt_BR
dc.contributor.referee2Roberto da Costa Quininopt_BR
dc.creatorDouglas Rezende Mendonçapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-28T14:47:37Z-
dc.date.available2023-08-28T14:47:37Z-
dc.date.issued2023-05-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58287-
dc.description.abstractIron ore is one of the most relevant products of the national economy and a significant contributor in the Brazilian trade balance, being the main mineral resource exported by Brazil. Having almost all its volume transported by sea, the mining production chain has a relevant concern with the humidity of its cargoes, whose uncontrolled elevation constitutes a risk to the safety of bulk vessels involved in transoceanic transport. Controlling the moisture content in the loads and their maximum limit, known as TML – transportable moisture limit – is an obligation of all ore shippers, according to IMO (International Maritime Organization), the regulatory body of this type of transport. The mandatory determination of the TML for the loads of ore fines inserts in the logistics chain between mine, railroad and port, an additional complexity during the formation of their cargoes. When declared unfeasible, a new cargo proposal requires the repetition of the TML test, which may incur delays in vessel shipments, causing financial losses, both due to the decrease in productivity, as well as taxes and fines in chartering service. Since the TML is an empirical factor, which must be previously determined for almost all proposed loads, having the possibility of knowing in advance a predicted value for this parameter is very relevant to the production chain, improving the decision-making capacity and predictability of operations. In this context, this work proposes a predictive statistical model to estimate the TML of iron ore fines loads, starting from physicochemical parameters previously analyzed by production laboratories. The application of the multiple linear regression statistical method, with four independent variables, produced a model that is capable to predict values for TML with reasonable accuracy in a test dataset. This approach, when applied to the operational routine, should configure a planning alternative that starts from existing data, without increasing costs or requiring additional computational resources, contributing to a better progress in the sequencing of loads along the production chain of fines iron ore.pt_BR
dc.description.resumoO minério de ferro é um dos mais relevantes produtos da economia nacional e significativo contribuidor na balança comercial brasileira, sendo o principal recurso mineral exportado pelo Brasil. Tendo quase a totalidade de seu volume transportado por vias marítimas, a cadeia produtora de mineração possui relevante preocupação com a umidade de suas cargas, cuja elevação descontrolada configura um risco à segurança das embarcações graneleiras envolvidas no transporte transoceânico. Controlar o teor de umidade nas cargas e seu limite máximo, conhecido como TML – limite de umidade transportável – é obrigação de todos os embarcadores de minério, segundo a IMO (International Maritime Organization), órgão regulador deste tipo de transporte. A obrigatoriedade da determinação do TML para as cargas de finos de minério insere na cadeia logística entre mina, ferrovia e porto, uma complexidade a mais durante a formação de suas cargas. Quando declarada inviável, uma nova proposta de carga exige a repetição do teste de TML, o que pode incorrer em atrasos nos embarques dos navios, causando prejuízos financeiros, tanto pela baixa na produtividade, quanto por multas e atrasos na dinâmica de afretamentos dos navios. Visto que o TML é um fator empírico, que deve ser previamente determinado para quase todas as cargas propostas, ter a possibilidade de conhecer antecipadamente um valor predito para o parâmetro se mostra bastante relavante para a cadeia produtiva, melhorando a capacidade de decisão e previsibilidade das operações. Neste contexto, este trabalho propõe um modelo estatístico preditivo para estimar o TML de cargas de finos de minério de ferro, partindo de parâmetros físico-químicos previamente analisados pelos laboratórios de produção. A aplicação da técnica de regressão linear múltipla, a partir de quatro variáveis independentes, produziu um modelo que se mostra capaz de predizer os valores do TML, com razoável assertividade, em um conjunto de dados teste. Esta abordagem, quando aplicada à rotina operacional, deverá configurar uma alternativa de planejamento que parte de dados já existentes, sem aumentar custos ou exigir acréscimo de recursos computacionais, contribuindo para o melhor andamendo do sequenciamento de cargas ao longo da cadeia de produção de finos de minério de ferro.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Estatísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMinério de ferropt_BR
dc.subjectTMLpt_BR
dc.subjectUmidadept_BR
dc.subjectRegressão linearpt_BR
dc.subjectTransporte marítimopt_BR
dc.subject.otherEstatísticapt_BR
dc.subject.otherMinério de ferropt_BR
dc.subject.otherAnálise de regressãopt_BR
dc.subject.otherTransporte marítimopt_BR
dc.titleConstrução de um modelo preditivo para determinação do TML em cargas de finos de minério de ferropt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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