Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/58315
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Análise de ambiguidade lexical: homonímia e polissemia nos livros didáticos
Título(s) alternativo(s): Lexical Ambiguity Analysis: Homonymy and Polysemy in Textbooks
Autor(es): Sheila Martins Cunha da Silva
Primeiro Orientador: Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães
Primeiro membro da banca : Maria Cândida Trindade Costa de Seabra
Segundo membro da banca: Maurício Sartori Resende
Resumo: Esta pesquisa analisa o tema ambiguidade lexical, homonímia e polissemia nos livros didáticos do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental, adotados pela Escola Municipal Governador Ozanam Coelho. Para isso, foi utilizado como fundamentação teórica o estudo do léxico e ambiguidade lexical. Analisa-se o material didático de modo a perceber como contribuir para a formação de cidadãos críticos e saibam se posicionar na sociedade, levando em consideração a importância do estudo do texto literário além de novas formas de comunicação. Autores como Ferraz (2018), Cançado (2018) e Vitral (2017) contribuem na fundamentação do material que é analisado. Na metodologia é explicitado o tema desta pesquisa onde será mostrado a justificativa da escolha de se trabalhar ambiguidade e polissemia nas séries do ensino fundamental 2, como será realizada a análise do material didático e nas considerações finais, veremos como este material se encontra e com o parecer referente às expectativas de acordo com o CBC e BNCC.
Abstract: This research analyzes the theme of lexical ambiguity, homonymy and polysemy in textbooks from the 6th to the 9th grade, of Elementary School, adopted by the Escola Municipal Governador Ozanam Coelho. For this, the study of the lexicon and lexical ambiguity was used as a theoretical basis. The didactic material is analyzed in order to understand how to contribute to the formation of critical citizens and know how to position themselves in society, taking into account the importance of studying the literary text in addition to new forms of communication. Authors such as Ferraz (2018), Cançado (2018) and Vitral (2017) contribute to the foundation of the material that is analyzed. In the methodology, the theme of this research is explained, where the justification for the choice of working with ambiguity and polysemy in the grades of elementary school 2 will be shown, how the analysis of the didactic material will be carried out and in the final considerations, we will see how this material is found and with the opinion regarding the expectations according to the CBC and BNCC.
Assunto: Língua portuguesa - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58315
Data do documento: 26-Jun-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Gramática e Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise de Ambiguidade Lexical_Homonímia e Polissemia nos livros didáticos.pdf2.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons