Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58322
Type: Dissertação
Title: Trajetórias escolares de pessoas com deficiência e as políticas de educação inclusiva 2008-2018: da educação básica ao ingresso por cotas na UFMG
Other Titles: School trajectories of people with disabilities and inclusive education policies 2008-2018: from basic education to quota admission at UFMG
Trayectorias escolares de personas con discapacidad y políticas de educación inclusiva 2008-2018: de la educación básica a la cuota de admisión en la UFMG
Authors: Maria Cecília Alvim Guimarães
First Advisor: Adriana Araújo Pereira Borges
First Co-advisor: Adriana Maria Valladão Novais Van Petten
First Referee: Adriana Araújo Pereira Borges
Second Referee: Adriana Maria Valladão Novais Van Petten
Third Referee: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar
metadata.dc.contributor.referee4: Taisa Grasiela Gomes Liduenha Goncalves
Abstract: O acesso das pessoas com deficiência à educação superior é relativamente recente em nosso país. A partir de 2016, com a inserção desse público na Lei de Cotas, o cenário começou a mudar. Em 2018, os primeiros alunos com deficiência ingressaram na Universidade Federal de Minas Gerais por esse sistema. Essa pesquisa teve como objetivo analisar, a partir do Modelo Social da Deficiência, as trajetórias escolares de uma amostra de estudantes cotistas da UFMG antes do ingresso no ensino superior, em interface com as políticas de educação inclusiva do período (2008-2018). O espaço temporal da pesquisa foi definido a partir da publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) e o ano de início das cotas na UFMG. Foi desenvolvido um questionário e enviado a todos os estudantes com deficiência cotistas e ingressantes em 2018. Destes, 37 responderam, compondo um perfil inicial desse público na universidade. Foram, então, selecionados, por meio de sorteio, 5 estudantes (Deficiência Física, Visual, Auditiva, Intelectual e com Transtorno do Espectro do Autismo) para compor a amostra da etapa de entrevista. A realização e a análise das 5 entrevistas priorizaram a metodologia da História Oral. Para tanto, foi tomado como eixo condutor o possível impacto da PNEEPEI na trajetória escolar dos estudantes ao longo da educação básica até seu ingresso na UFMG. As narrativas dos estudantes trouxeram memórias da infância, da relação com a família, da descoberta da deficiência, e dos suportes encontrados para o desenvolvimento. Ao olhar para os percursos escolares, outras temáticas emergiram: os tipos de escola (especial, inclusiva, bilíngue), o cotidiano, as dificuldades, os suportes e recursos encontrados, a relação com professores e colegas, o preconceito e o bullying vivenciados, assim como a percepção dos estudantes sobre a educação inclusiva, a Lei de Cotas e as perspectivas de futuro. Destacaram-se nos relatos o esforço e mérito dos próprios estudantes para concluir os estudos, e o apoio familiar e profissional que encontraram para seu desenvolvimento fora e dentro da escola. Essas vivências são contadas por suas próprias palavras nesse estudo, considerando a perspectiva da Investigação Emancipatória da Deficiência. Os resultados demonstraram que, embora os estudantes tivessem dificuldade em nomear de forma direta como a Política de 2008 impactou o percurso escolar deles, a possibilidade de escolarização em escola comum foi um diferencial que permitiu o acesso ao ensino superior. Demonstraram, ainda, que esse acesso se relaciona com a maneira como a deficiência é vista na sociedade. Se no Modelo Médico a deficiência estava exclusivamente no sujeito, um dos grandes méritos da PNEEPEI foi considerar o Modelo Social, ou seja, a necessidade de se eliminar barreiras para que cada vez mais pessoas com deficiência possam vivenciar experiências positivas de inclusão de forma a acessar níveis mais altos de escolarização.
Abstract: The access of people with disabilities to higher education is relatively recent in our country. From 2016, with the inclusion of this public in the Quota Law, the scenario began to change. In 2018, the first students with disabilities joined the Federal University of Minas Gerais (UFMG) through this system. This research aimed to analyze, from the Social Model of Disability, the school trajectories of a sample of quota students from UFMG before entering higher education, in interface with the inclusive education policies of the period (2008-2018). The time frame of the research was defined based on the publication of the National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education (known as PNEEPEI) and the year in which quotas started at UFMG. In order to carry out the research, a questionnaire was developed and sent to all quota students with disabilities, newcomers in 2018. Of these, 37 answered the questionnaire, composing an initial profile of this audience at the university. Then, 5 students were selected by draw (Physical, Hearing, and Intellectual Disability, Vision Impairment and Autism Spectrum Disorder) to compose the sample. The conduct and analysis of the 5 interviews prioritized the Oral History methodology. To this end, the possible impact of PNEEPEI on the students' school trajectory throughout basic education until their entry into UFMG was taken as the conducting axis. The students' narratives brought back memories of childhood, the relationship with the family, the discovery of the disability, and the support found for development. When looking at school paths, other themes emerged: the types of school (special, inclusive, bilingual), the daily life, the difficulties, the supports and resources found, the relationship with teachers and colleagues, the prejudice and bullying experienced, as well such as the students' perception of inclusive education, the Quota Law and expectations for the future. The reports highlighted the students' own merit and effort to complete their studies, and the family and professional support they found for their development outside and inside the school. These experiences are told in their own words in this study, considering the perspective of the Emancipatory Investigation of Disability. The results showed that, although students had difficulty in naming directly how the 2008 Policy impacted each person's school path, the possibility of schooling in a common school was a differential that allowed access to higher education. They also demonstrated that this access is related to the way disabilities are seen in society. If in the Medical Model disabilities were exclusively in the subject, one of the great merits of PNEEPEI was to consider the Social Model, that is, the need to eliminate barriers so that more and more people with disabilities can live positive experiences of inclusion in order to access higher levels of education.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58322
Issue Date: 27-Mar-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Trajetórias - Concluída - MCeciliaAG.pdf4.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.