Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/58350
Type: | Dissertação |
Title: | "Segura essa pose para mim": enquadramentos dos dispositivos interacionais da cultura Ballroom em Belo Horizonte |
Other Titles: | "Hold that pose for me" : framing the interactional dispositifs of the Ballroom culture in Belo Horizonte |
Authors: | Samuel Rubens Barbosa de Oliveira |
First Advisor: | Pablo Moreno Fernandes Viana |
First Referee: | Ana Carolina Soares Costa Vimieiro |
Second Referee: | Luiz Gonzaga Morando Queiroz |
Third Referee: | Anna Paula Vencato |
Abstract: | A cultura Ballroom é um movimento de resistência LGBTQIAPN+ caracterizado por um conjunto de práticas performativas, bailes (balls), pela criação de laços afetivos e práticas que subvertem a norma da cisheterossexualidade compulsória. O Brasil é o expoente latino-americano da cultura, e Belo Horizonte possui uma cena consolidada dividida entre uma cena popular (mainstream) e local (kiki). Este trabalho busca compreender os sentidos da cultura Ballroom na contemporaneidade – em suas complexidades interseccionais de gênero, sexualidade, raça e classe – a partir das dinâmicas dos dispositivos interacionais (BRAGA, 2017) e quadros de sentidos (GOFFMAN, 2012) das interações nas balls da cena kiki em Belo Horizonte. Para isso, fundamenta-se em autores da perspectiva interacional (GOFFMAN, 2011, 2012, 2013 e 2014; BRAGA, 2017; FRANÇA, 2016); em estudos de gênero e sexualidade (BUTLER, 2017 e 2019; PRECIADO, 2020) e da interseccionalidade (CORRÊA, 2020; COLLINS, BILGE, 2021; ANZALDÚA, 1987). Os procedimentos metodológicos foram divididos em duas etapas. Na coleta de dados, foram feitas as observações guiadas pela perspectiva da representação teatral de Goffman, seis eventos compuseram o corpus, dos quais três balls da cena kiki, uma ball da cena mainstream, uma ball show e uma noite de apresentação de DJs de um coletivo de artistas da cultura Ballroom de Belo Horizonte. Na etapa de análise de dados, foi feita uma análise de enquadramento a partir da perspectiva dos quadros de sentido de Goffman, utilizando como operadores analíticos os conceitos, também do autor, de palco, cenário, bastidores, footing e fachada, orientada pelas perspectivas do pensamento interseccional. Foi constatado que a cultura Ballroom possui quadros de sentidos próprios que se manifestam e materializam a partir das interações nas balls, enquadrando-se como um dispositivo interacional. A ball também é um dispositivo interacional acionado pelas pessoas da cultura, e seus sentidos são atravessados por dinâmicas de gênero, sexualidade, raça e classe. |
Abstract: | The Ballroom culture is an LGBTQIAPN+ resistance movement characterized by a set of performance practices, balls, the creation of affective bonds and practices that subvert the norm of compulsory cisheterosexuality. Brazil is the Latin American exponent of the culture and Belo Horizonte has a consolidated scene divided between a popular (mainstream) and local (kiki) scene. This work aims to understand the meanings of Ballroom culture in contemporaneity - in its intersectional complexities of gender, sexuality, race and social class - from the dynamics of interactional dispositifs (BRAGA, 2017) and frames of meanings (GOFFMAN, 2012) of the interactions in the balls of the kiki scene in Belo Horizonte. For this, it is based on authors from the interactional perspective (GOFFMAN, 2011, 2012, 2013 and 2014; BRAGA, 2017; FRANÇA, 2016); on gender and sexuality studies (BUTLER, 2017 and 2019; PRECIADO, 2020) and intersectionality (CORRÊA, 2020; COLLINS, BILGE, 2021; ANZALDÚA, 1987). The methodological proceedings were divided in two stages. In the data collection, observations were made guided by Goffman's theatrical representation perspective, with six events composing the corpus, being three balls of the kiki scene, a ball of the mainstream scene, a show ball and a night of DJ presentation of a collective of artists of the Ballroom culture. In the analysis stage, it was made a frame analysis from Goffman's perspective of frames of meaning, using as analytical operators the author's concepts of stage, set, backstage, footing and face, guided by the perspectives of intersectional thinking. It was found that the Ballroom culture has its own frames of meaning that manifest and materialize from the interactions in the balls, framing itself as an interactional dispositif. The ball is also an interactional dispositif used by the people of the culture, and its meanings are crossed by dynamics of gender, sexuality, race, and class. |
Subject: | Comunicação - Teses Interseccionalidade (Sociologia) - Teses |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/58350 |
Issue Date: | 28-Apr-2023 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Segura essa pose para mim - versão final online.pdf | Dissertação | 2.98 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License