Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/58381
Tipo: Artigo de Evento
Título: Análise multimodal de narrativas infantis ilustradas (picturebooks): uma proposta metodológica
Autor(es): Flávia Ferreira de Paula
Kícila Ferreguetti
André Luiz Rosa Teixeira
Adriana Silvina Pagano
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo propor uma metodologia de análise multimodal de narrativas infantis ilustradas (picturebooks). Segundo Matthiessen (2007), o ponto de partida para os estudos da multimodalidade é abordar a linguagem como sistema semiótico com modos de expressão diferentes (grafologia, fonologia, sinais). Com base nessa perspectiva, entende-se que nos picturebooks, além do modo verbal de expressão (grafologia), a imagem passa a ser um segundo modo de expressão operando na construção dos significados. No nosso estudo, foram analisadas e anotadas 2 narrativas escritas originalmente em língua inglesa e suas respectivas traduções para o português brasileiro. A anotação visou mapear a divisão de trabalho entre texto e imagem, estabelecida por meio das relações lógico-semânticas entre esses dois modos de expressão, além de se verificar a forma pela qual são estabelecidas relações coesivas entre os textos verbais e as imagens.
Abstract: This paper introduces a methodology to perform a multimodal analysis of texts in picturebooks. Matthiessen (2007) argues that the point of departure of multimodal studies is to consider language as a semiotic system that has different modes of expression (graphology, phonology, signs). This implies that, besides the verbal mode, the image in picturebooks is a second mode of expression in the construal of meaning. In our study, two texts written in English and their translations into Brazilian Portuguese were analysed and annotated. The annotation sought to not only aid in mapping the division of labour between text and image established by the logical semantic relations among these two modes of expression, but also to investigate how cohesive relations between verbal texts and images are established.
Assunto: Funcionalismo (Linguística)
Linguística estrutural
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58381
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: http://anais.letras.ufmg.br/index.php/SEVFALE/XIISEVFALE/paper/view/16
metadata.dc.relation.ispartof: Semana de Eventos da Faculdade de Letras
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise multimodal de narrativas infantis ilustradas (picturebooks) uma proposta metodológica.pdf279.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.