Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58405
Type: Dissertação
Title: Perspectivas e desafios de idosos sobre o uso de tecnologias digitais: narrativas e letramentos
Other Titles: Perspectives and challenges of elderly people on the use of digital technologies: narratives and literatures
Authors: Lúcia Urbano de Carvalho Guedes
First Advisor: Glaucia Maria dos Santos Jorge
Abstract: A presente pesquisa se caracteriza como um estudo voltado para o sujeito idoso e sua inclusão digital, visando compreender o fenômeno da migração de idosos para a era digital a partir das narrativas dos próprios sujeitos. O objetivo norteador é relatar e analisar as experiências vivenciadas pelos idosos na era digital e seus efeitos em sua vida diária, quanto aos impactos na sua sociabilidade e no comportamento informacional. A opção em realizar o estudo com usuários idosos, a denominada “terceira idade” ou “melhor idade”, se justifica pela expectativa de vida ser proporcionalmente inversa à velocidade e à dimensão que a tecnologia alcança na sociedade atual. Dessa forma, assumindo como pressuposto fundamental o entendimento dos idosos como seres ativos, compete-nos problematizar como está sendo realizado o processo migratório dos idosos, mediante avanços e desafios propostos pela cultura digital. A pesquisa se caracteriza por um estudo qualitativo e investigação descritiva, tendo como instrumentos metodológicos o questionário e a entrevista. A amostra é composta de 12 (doze) idosos convidados, na faixa etária de 60 a 80 anos, escolarizados ou não escolarizados, aposentados ou em atividade, de ambos os sexos. Para embasar as discussões, contamos com os estudos de CASTELLS (2007, 2020), LÉVY (1993, 1996), SOARES (1998, 2002) e FREIRE (1992,2005). Entendemos que o estudo deste grupo focal e das suas especificidades comportamentais poderá contribuir significativamente para que a mediação entre a tecnologia e os idosos se faça cada vez mais acessível e efetiva.
Abstract: The present research is characterized as a study focused on the elderly subject and their digital inclusion, aiming to understand the phenomenon of the migration of elderly people to the digital age from the narratives of the subjects themselves. The guiding objective is to report and expose the experiences lived by the elderly in the digital age and its effects on their daily life, regarding the impacts on their sociability and informational behavior. The option to carry out the study with elderly users, the so-called “third age” or “better age”, is justified by the fact that life expectancy is proportionally inverse to the speed and dimension that technology reaches in today's society. Thus, assuming as a fundamental assumption the understanding of the elderly as active beings, it is up to us to problematize how the migratory process of the elderly is being carried out, through advances and challenges proposed by the digital culture. The research is characterized by a qualitative study and descriptive investigation, having as methodological instruments the questionnaire and the interview. The sample is composed of 12 (twelve) invited elderly people, aged between 60 and 80 years, educated or not educated, retired or in activity, of both sexes. To support the discussions, we rely on studies by CASTELLS (2007, 2020), LÉVY (1993, 1996), SOARES (1998, 2002) and FREIRE (1992, 2005). We understand that the study of this focus group and its behavioral specificities can significantly contribute to making the mediation between technology and the elderly increasingly accessible and effective.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58405
Issue Date: 16-Feb-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LúciaUrbano final.pdf3.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.