Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/58437
Tipo: Dissertação
Título: Aprendizagem baseada na resolução de problemas: uma experiência no ensino de química remoto
Autor(es): Bruna Fernanda Costa Monteiro
Primeiro Orientador: Penha Souza Silva
Primeiro membro da banca : Célio da Silveira Júnior
Segundo membro da banca: Leandro Antônio de Oliveira
Resumo: A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) consiste em aprender novos conhecimentos por meio da resolução de um problema proposto pelo professor. Sendo assim, na busca pela solução do problema, os estudantes poderão ampliar seus conhecimentos e desenvolver competências associadas à resolução do problema. A implementação do ensino orientado para a ABRP iniciou na área de ciências da saúde, mais precisamente na Universidade McMaster (Escola de Medicina), nos anos 60. O sucesso dessa nova abordagem alcançou outras áreas do conhecimento inclusive a educação em ciências. Dentre as diversas abordagens de ensino, temos a ABRP no ensino orientado, a qual o professor desempenha a função de orientador, o estudante está no centro do processo de aprendizagem e as atividades são desenvolvidas em grupos. Entretanto, vale ressaltar que o papel do professor neste processo é de ser mediador, pois é ele que cria condições que favorecem o processo de reflexão dos estudantes. Fundamentado nas diretrizes e etapas do ensino orientado para a ABRP, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar como a abordagem ABRP, para o ensino de Química, pode favorecer o engajamento e a aprendizagem dos estudantes na busca da resolução do problema “Explosão em Beirute”, a partir das atividades propostas e desenvolvidas, no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Esta pesquisa foi desenvolvida em um colégio da rede particular de ensino, com estudantes do 3º ano do ensino médio, no qual a pesquisadora atua como professora titular da disciplina de Química, responsável por conduzir as atividades propostas e encaminhar os estudantes quanto às ações a serem colocadas em prática, conforme o tema. Em razão da pandemia da COVID-19 não foi possível ministrar aulas presenciais, tivemos a modalidade de ensino ERE, aulas online, utilizando as plataformas Google Classroom e Google Meet que favoreceram o contato entre os estudantes e professores de forma virtual. Sendo assim, o problema proposto “Explosão em Beirute” foi dividido em 6 atividades que foram desenvolvidas em encontros síncronos e atividades assíncronas. Participaram da pesquisa 25 estudantes que trabalharam em grupos, de 5 pessoas cada, para desenvolver as atividades na busca da resolução do problema proposto. Durante o desenvolvimento das atividades, o objetivo foi revisar conteúdos químicos relacionados à matéria e energia, reações químicas, termoquímica, e cinética química, a qual deveriam ser relacionados com os conceitos de calor, temperatura, reações químicas endotérmicas e exotérmicas, combustível, comburente, tipos de combustão (completa e incompleta) a partir do problema proposto. Os dados foram obtidos por meio de atividades desenvolvidas em ferramentas digitais, gravações das aulas síncronas realizadas via plataforma Google Meet, atividades assíncronas, que foram postadas na plataforma Google Sala de Aula, elaboração de diário de bordo que apresentam registros das pesquisas e discussões realizadas. A análise dos dados foi baseada nos diários de bordo produzidos por cada grupo e na transcrição de trechos de algumas aulas síncronas para verificarmos indícios de engajamento dos estudantes. Como produto educacional, foi elaborado um e-book que apresenta referenciais teóricos que explicam sobre a abordagem ABRP, etapas de como elaborar atividades na perspectiva ABRP baseadas nos referenciais que foram utilizados na pesquisa, descrição do desenvolvimento da atividade proposta, apresentação das ferramentas utilizadas e o link completo do trabalho. Assim, esta pesquisa, apesar dos percalços referentes ao contexto pandêmico, apresentou resultados favoráveis ao uso da abordagem ABRP em âmbito escolar, uma vez que podemos perceber, por meio da análise de dados, que o engajamento dos estudantes foi oportunizado.
Abstract: Problem-Based Learning (PBL) consist of learning new knowledge by solving a problem proposed by the teacher. Thus, in the search for a solution to the problem, students will be able to expand their knowledge and develop skills associated with solving the problem. The implementation of PBL oriented teaching began in the area of health sciences, more precisely at McMaster University (Medical School), in the 60s. The success of this new approach reached other areas of knowledge, including science education. Among the different teaching approaches, we have the PBL in guided teaching, in which the teacher plays the role of advisor, the student is at the center of the learning process and activities are developed in groups. However, it is worth mentioning that the teacher has a fundamental role in this mediator process, as he is the one who creates conditions that favor the students' reflection process. Based on the guidelines and stages of teaching oriented to the PBL, this research has the general objective of investigation how the PBL approach, for the teaching of Chemistry, can favor the engagement and learning of students in the search for the resolution of the problem “Explosion in Beirut”, based on the proposed and developed activities in Emergency Remote Teaching (ERT). This research was carried out in a private school, with students in the 3rd year of high school, in which the researcher acts as the titular teacher of the Chemistry discipline, responsible for conducting the proposed activities and directing the students regarding the actions to be taken put into practice, depending on the theme. Due to the COVID-19 pandemic, it was not possible to teach face-to-face classes, we had the ERT teaching modality, online classes, using the Google Classroom and the Google Meet platform, which favored virtual contact between students and teachers. Therefore, the proposed problem “Explosion in Beirut” was divided in 6 activities that were developed on synchronous meetings and asynchronous activities. The participants were 25 students who worked in groups of 5 people each to develop activities in search of solving the proposed problem. During the development of activities, the aim was to review chemical conceptual contents related to matter and energy, chemical reactions, thermochemistry, and chemical kinetics, which should be related to the concepts of heat, temperature, endothermic and exothermic chemical reactions, fuel, oxidant , types of combustion (complete and incomplete) and thus associate it with the proposed problem. Data were obtained through activities developed in digital tools, recordings of synchronous classes carried out via the Google Meet platform, asynchronous activities, which were posted on the Google Classroom platform, preparation of a logbook that presents records of the research and discussions carried out. The data analysis was based on the logbooks produced by each group and on the transcription of excerpts from some synchronous classes to verify the evidence of student engagement. As an educational product, an e-book was prepared that presents theoretical references that explain the PBL approach, steps on how to develop activities in the PBL perspective based on the references that were used in the research, description of the development of the proposed activity, presentation of the tools used and the link full of work. Thus, this research, despite the mishaps related to the pandemic context, presented favorable results for the use of the PBL approach in the school environment, since we can see, through data analysis, that student engagement was made possible.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58437
Data do documento: 10-Nov-2022
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