Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58443
Type: Tese
Title: A educação escolar quilombola na comunidade de Pinhões – Santa Luzia/Minas Gerais: o entrecruzamento território, políticas públicas e docência
Other Titles: Quilombola school education in the community of Pinhões – Santa Luzia/Minas Gerais: the intercrossing territory, public policies and teaching
Authors: Andréia Martins da Cunha
First Advisor: Shirley Aparecida Miranda.
Abstract: Esta investigação, cujo tema central é a educação escolar quilombola, tem como objetivo analisar em que medida aspectos relacionados à dinâmica territorial e à identidade étnico-racial próprios das comunidades quilombolas incidiram no processo institucional de constituição dessa modalidade educacional e na gestão pedagógica das escolas situadas em território quilombola. Para tanto, além de se ocupar do processo historicamente concreto de constituição e implantação de uma política pública especificamente voltada para a educação escolar quilombola no Estado de Minas Gerais, no período entre 2015 e 2019, esta pesquisa enfocou também a incidência dessa política na Escola Estadual Padre João de Santo Antônio, situada no território quilombola de Pinhões, no Município de Santa Luzia-MG. Para atingir seu intento, a partir das incursões teóricas e vivenciais da pesquisadora no campo da educação quilombola, este trabalho estruturou-se em torno de três categorias (políticas públicas educacionais, território quilombola e docências) e, em seu desenvolvimento, procurou demonstrar a hipótese segundo a qual a articulação dessas categorias na forma de uma tríade conceitual constitui uma rede analítica capaz de captar a singularidade e complexidade dos processos e dinâmicas concernentes à educação escolar quilombola. No que diz respeito ao referencial teórico mobilizado nesta pesquisa, entre outros, podem-se destacar os seguintes: Nilma Gomes, Luiz Rufino e Nancy Fraser, para o exame da categoria políticas públicas educacionais; Rogério Haesbaert e Homi Bhabha, para o exame da relação escola e territorialidade; Diana Taylor, Bell Hooks e Miguel Arroyo, para o exame dos desafios da docência em escolas quilombolas. Em suma, as investigações sistematizadas neste trabalho possibilitaram compreender que a instituição da educação escolar quilombola, como modalidade educacional prevista na Resolução nº 8, de 20 de novembro de 2012, representou um movimento dentro do campo das políticas públicas educacionais que contemplou a diversidade territorial, histórica, cultural e identitária dos chamados povos ou comunidades tradicionais. Considerando que a modalidade decorre da ação educadora do Movimento Quilombola, que resgata dimensões históricas, culturais e raciais próprias das comunidades quilombolas como centrais para o debate em torno de políticas públicas educacionais, ressalta-se que as práticas pedagógicas são instadas a se adequarem às demandas específicas do território e que, por conseguinte, à docência, transitando de uma docência no quilombo para uma docência quilombola, é convocada como articuladora de novos repertórios para o currículo escolar.
Abstract: This investigation, whose central theme is quilombola school education, aims to analyze the extent to which aspects related to territorial dynamics and ethnic-racial identity, typical of quilombola communities influenced the institutional process of constitution of this educational modality and the pedagogical management of schools located in quilombola territory. To this end, in addition to dealing with the historically concrete process of constitution and implementation of a public policy specifically aimed at quilombola school education in the State of Minas Gerais in the period between 2015- 2019, this research also focused on the incidence of this policy in the Escola Estadual Padre João de Santo Antônio located in the quilombola territory of Pinhões, in the city of Santa Luzia-MG. To achieve its goal, based on the researcher's theoretical and experiential incursions in the field of quilombola education, this thesis was structured around three categories (educational public policies, quilombola territory and teaching) and, in its development, seeks to demonstrate the hypothesis according to which the articulation of these categories in the form of a conceptual triad constitutes an analytical network capable of capturing the singularity and complexity of the processes and dynamics concerning quilombola school education about the theoretical framework mobilized in this research, among others, the following can be highlighted: Nilma Gomes, Miguel Arroyo and Nancy Fraser for the examination of the category public educational policies; Rogério Haesbaert and Homi Bhabhato examine the relationship between school and territoriality; Diana Taylor, Bell Hooks and Luiz Rufino to examine the challenges of teaching in quilombola schools. In general, the investigations systematized in this work made it possible to understand that the institution of Quilombola School Education, as an educational modality provided for in Resolution number 8, of November 20, 2012, represented a movement within the field of public educational policies that contemplates territorial diversity, historical, cultural and identity of traditional peoples/communities. Considering that the modality arises from the educational action of the quilombola movement that rescues historical, cultural and racial dimensions of quilombola communities as central to the debate around public educational policies, in this study it is emphasized that pedagogical practices are urged to adapt to the specific demands of the territory and that, therefore, teaching, moving from teaching in the quilombo to a quilombola teaching, is called upon as an articulator of new repertoires for the school curriculum.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58443
Issue Date: 31-Aug-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.