Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58448
Type: Monografia (especialização)
Title: A arte manual têxtil no ensino de moda: entre artes, ofícios, ciência e artesanias
Other Titles: Textile manual art in fashion education: between arts, handcrafts, science and crafts
Authors: Luciana Ramos de Souza
First Advisor: Luana Carla Martins Campos Akinruli
First Referee: Rosângela Fachel de Medeiros
Abstract: O presente artigo relata a experiência da autora, no ensino superior em design de moda, com o uso de oficinas de artes manuais têxteis como ferramentas pedagógicas para os processos de ensino-aprendizagem de metodologia projetual. O objetivo foi avaliar a possibilidade de se estabelecerem diálogos mais significativos entre artesanato e design, compatíveis com o desenvolvimento de habilidades críticas às teorias e práticas projetuais em confronto com o saber-fazer artesanal. Sob um viés teórico, são abordadas temáticas como: cultura de consumo, artes manuais, metodologia projetual e ensino superior em design de moda, que servem de apoio às reflexões do relato de experiências em sala de aula. Os resultados evidenciam uma ampliação das capacidades de compreensão dos alunos através da sensibilização promovida pelo fazer artesanal em sua experiência estética. Concluindo-se que o ensino-aprendizagem de projeto em design de moda pode ser significativamente favorecido pelo diálogo com os saberes do fazer artesanal têxtil.
Abstract: This article reports the author's experience, in higher education in fashion design, with the use of textile manual arts workshops as pedagogical tools for the teaching-learning processes of design methodology. The objective was to evaluate the possibility of establishing more meaningful dialogues between handicraft and design, compatible with the development of critical skills to design theories and practices in confrontation with artisanal expertise. Under a theoretical bias, themes such as: consumer culture, manual arts, project methodology and higher education in fashion design are addressed, which serve as support for the reflections of the reported experiences in the classroom. The results show an expansion of the students' understanding skills through the awareness promoted by artisanship in their aesthetic experience. Concluding that the teaching-learning project in fashion design can be significantly favored by the dialogue with the knowledge of textile artisanship.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Artesanato
Moda
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58448
Issue Date: 29-Jun-2023
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