Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58450
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luana Carla Martins Campos Akinrulipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9953266134142337pt_BR
dc.contributor.referee1Samuel Ayobami Akinrulipt_BR
dc.creatorÉrika Rodrigues Coelhopt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2873905602733047pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-05T15:10:35Z-
dc.date.available2023-09-05T15:10:35Z-
dc.date.issued2023-07-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58450-
dc.description.abstractFaced with a globalized, technological current situation in which the ease of access to images and information is a fact, this work proposes to launch a critical look at the appropriation of images, intangible assets of ethnic groups by design, aiming specifically at design of fashion. From the focus on the ethnicity of the Akan of Ghana, the Adinkra become the core of this study whose objective is the structuring of a pedagogical and artistic practice that manages sensitization, awareness and incitement to otherness in the student-designer graduating from technology in design of fashion. The intention is for this study to be the starting point of a practice that promotes the maintenance of an ethical agency of images within design training, putting in check ethnodesign itself, an antagonistic category to this ethics. The methodology used was the bibliography looking for the approximation of the African ethos via native authors as references and observation point of the African worldview. The proposal drew on the concepts of experience and Afrocentricity as basic elements of the workshop whose collaborative nature provides an effective practice on the subjectivities that enable more ethics regarding the use of images as belonging to the “other”. The results point to the importance of the angle of analysis starting from the source of origin of the image and/or originary culture, the importance of what Larrosa calls “gesture of interruption” as a form of immersion in the culture of the “other”, and attention to the meaning, essence or function that the image may have for the culture of its group, community or people.pt_BR
dc.description.resumoDiante de uma atualidade globalizada, tecnológica em que a facilidade de acesso a imagens e informação é um fato, propõe-se com esse trabalho lançar um olhar crítico sobre a apropriação de imagens, bens imateriais de grupos étnicos pelo design visando, em específico, o design de moda. A partir do recorte sobre a etnia dos Akan de Gana, os Adinkra se tornam o cerne desse estudo cujo objetivo é a estruturação de uma prática-pedagógica e artística que maneje sensibilização, conscientização e incitação à alteridade no discente-designer graduando de tecnologia em design de moda. O intuito é que esse estudo seja o ponto inicial de uma prática que promova a manutenção por um agenciamento ético de imagens dentro da formação em design, colocando em xeque o próprio etnodesign, categoria antagônica a essa ética. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura procurando a aproximação do ethos africano via autores nativos como referências e ponto de observação da visão de mundo africana. A proposta se valeu dos conceitos de experiência e afrocentricidade como elementos basilares da oficina cujo cunho colaborativo prevê uma prática consciente e crítica sobre as subjetividades, a fim de capacitar os discentes sobre ética no uso de imagens do universo do “outro”. Os resultados apontam a importância do ângulo de análise partir da fonte de origem da imagem e/ou culturas originárias, do que Bondía (2002) chama de “gesto de interrupção” como forma de imersão na cultura do “outro”, além da atenção ao significado, essência ou função que porventura a imagem possui para a cultura de seu grupo, comunidade ou povo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAdinkrapt_BR
dc.subjectAfrocentricidadept_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCultura - Áfricapt_BR
dc.subject.otherAkan (Povo africano)pt_BR
dc.subject.otherEducação - Relações étnicaspt_BR
dc.subject.otherArte e tecnologiapt_BR
dc.titleEtnodesign, afrocentricidade e ensino de artes: reflexões a partir dos Adinkra da cultura Akan de Ganapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4913-7262pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons