Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58454
Type: Monografia (especialização)
Title: Produção de histórias em quadrinhos usando a fotografia de objetos: contribuições para o ensino-aprendizagem nas aulas de arte
Authors: Mariana Tanure Machado
First Advisor: Luana Carla Martins Campos Akinruli
First Referee: Vitor Amaro Lacerda
Abstract: O presente estudo pretende investigar quais contribuições que a produção de histórias em quadrinhos, usando a fotografia de objetos, pode trazer para o ensino- aprendizagem nas aulas de Arte, tendo como público-alvo os estudantes do Ensino Médio. O objetivo geral é analisar como a produção de histórias em quadrinhos, usando a fotografia de objetos, pode contribuir com o ensino-aprendizagem nas aulas de Arte. Os objetivos específicos são: analisar as principais dificuldades e vantagens do uso das histórias em quadrinhos nas aulas de Arte; conhecer as especificidades dos quadrinhos aliados à fotografia de objetos; refletir sobre o fazer artístico na criação e desenvolvimento de quadrinhos com objetos. Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se uma pesquisa qualitativa, além da revisão bibliográfica dos autores: Ana Mae Barbosa (2014); Betania Libânio Dantas de Araújo (2018); Boris Kossoy (2020); Paulo Freire (2020); Nicolas Bourriaud (2009); Scott McCloud (2005); Vitor Siqueira Miranda (2019); Waldomiro Vergueiro (2004, 2009) e Will Eisner (1999). Os resultados indicam que a produção de histórias em quadrinhos, usando a fotografia de objetos, é mais do que um recurso didático, é uma linguagem complexa, que tem muito a oferecer para o ensino-aprendizado dos estudantes, desde que consiga superar os obstáculos que dificultam sua utilização na sala de aula.
Abstract: This study aims to investigate the contributions that the production of comic books, using object photography, can bring to teaching-learning in Art classes, having as target audience high school students. The general objective is to analyze how the production of comic books, using the photography of objects, can contribute to the teaching-learning in Art classes. The specific objectives are: to analyze the main difficulties and advantages of using comic books in Art classes; to know the specificities of comics combined with object photography; reflect on the artistic making in the creation and development of comics with objects. To achieve the proposed objectives, a qualitative research was used, besides a literature review: Ana Mae Barbosa (2014); Betania Libânio Araújo (2018); Boris Kossoy (2020); Paulo Freire (2020); Nicolas Bourriaud (2009); Scott McCloud (2005); Vitor Siqueira Miranda (2019); Waldomiro Vergueiro (2004, 2009) e Will Eisner (1999). The results indicate that the production of comic books using object photography is more than a didactic resource, it is a complex language, which has much to offer for the teaching-learning of students, as long as it can overcome the obstacles that hinder its use in the classroom.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Histórias em quadrinhos
Fotografia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58454
Issue Date: 28-Jun-2023
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons