Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58456
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luana Carla Martins Campos Akinrulipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9953266134142337pt_BR
dc.contributor.referee1Tássio José da Silva Costapt_BR
dc.creatorAlexandre Hermes Oliveira Assunçãopt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3458812960040972pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-05T15:34:42Z-
dc.date.available2023-09-05T15:34:42Z-
dc.date.issued2023-06-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58456-
dc.description.abstractThe research aims to explain the paths taken by the author in the development of a teaching method based on a collective project. Thus, it is intended to unite research, action and active learning, in order to use the participants' images and memories to build socially engaged collective narratives. Through an active process of interaction based on readings, film screenings, equipment operation and field investigation. The research brought together students in the search for methodological and technical paths for learning and improvement in the realization of work plans and investigation about the procedures and uses of imagery narrative language in the process of learning art in a specific cultural context.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa pretende explicitar os caminhos percorridos pelo autor no desenvolvimento de um método de ensino a partir de um projeto coletivo. Assim, pretende-se unir pesquisa, ação e aprendizagem ativa de forma a utilizar as imagens e memórias dos participantes para construirmos narrativas coletivas socialmente engajadas. Através de um processo ativo de interação baseado em leituras, exibição de filmes, operação de equipamentos e investigação de campo, a pesquisa reuniu alunos na busca por caminhos metodológicos e técnicos para o aprendizado e aperfeiçoamento por meio da realização de planos de trabalho e investigação acerca dos procedimentos e usos da linguagem narrativa imagética no processo de aprendizagem da arte em um contexto cultural específico.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectMontagempt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherMemória na artept_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.titleA mesa de imagens: método prático-reflexivo de narrativas de sipt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6346-9530pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alex Hermes eba_ufmg versao 25 agosto 2023 .pdf10.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.