Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58458
Type: Tese
Title: A gente vive é rodando : movimentos quilombolas que educam com os saberes da confluência
Authors: Fernanda Cristina de Oliveira e Silva
First Advisor: Ana Maria Rabelo Gomes
metadata.dc.contributor.advisor2: Edgar Rodrigues Barbosa Neto
First Referee: Luiza Dias Flores
Second Referee: Rodrigo Ednilson de Jesus
Third Referee: Maria Cristina Soares de Gouvea
metadata.dc.contributor.referee4: Marina Guimarães Vieira
metadata.dc.contributor.referee5: Antônio Bispo dos Santos
Abstract: Esta tese propõe descrever práticas de conhecimento entre mestres e mestras quilombolas, dialogando com a tese de Nilma Lino sobre o Movimento Negro como sujeito de conhecimento e agente educador (2017). Pretendo confluir com essa proposição, descrevendo experiências quilombolas marcadas por movimentos que têm, dentre seus aspectos principais, o ensino- aprendizagem da convivência com a diversidade como causa e efeito de ações coletivas. Argumento que, diferente da imagem de isolamento que o senso comum hegemônico insiste em sugerir, ensina-se e aprende-se a ‘viver quilombola’, movimentando-se por diversos territórios. Rodando e atravessando fronteiras – físicas, ontológicas, epistemológicas – como formas de contra-colonização. As(os) quilombolas(os) que trabalham comigo nesta tese são pensadoras/res praticantes com quem convivo desde 2011 – quando se inicia um entrançamento entre a minha trajetória na universidade e nas comunidades de terreiros e quilombos. O modo do texto é etnográfico e intermitente, alternando-se passagens das trajetórias de Silvio de Siqueira (Mestre Badu, do quilombo Matição/Jaboticatubas-MG), Mametu Muiande e Makota Kidoiale (Efigênia Maria da Conceição e Cássia Cristina da Silva do kilombu Manzo Ngunzo Kaiango/BH-MG), Antônio Bispo dos Santos (Nêgo Bispo, do quilombo Saco Curtume/PI) e Mestre Arnaldo de Lima (Naldinho, do quilombo Custaneira/PI). As descrições acompanham um esforço em conceituar suas vivências enquanto ‘sabedorias da circularidade’ que confluem para uma ‘pedagogia das fronteiras’.
Abstract: This doctoral dissertation proposes to describe knowledge practices between quilombola masters, dialoguing with Nilma Lino's thesis on the Black Movement as a subject of knowledge and an educating agent (2017). I intend to converge with this proposition, describing quilombola experiences marked by movements that have, among its main aspects, the teaching- learning process of coexisting with the diversity as a cause and effect of collective actions. I argue that, different from the image of isolation that the hegemonic common sense insists on suggesting, it is taught and learned to 'live quilombola', moving through different territories. Rotating and crossing borders - physical, ontological, epistemological - as forms of counter-colonization. The quilombolas who work with me on this thesis are practitioner thinkers with whom I have lived since 2011 - when a journey begins between my university career and the communities of terreiros and quilombos. The form of the text is ethnographic and intermittent, alternating passages that show trajectories of Silvio de Siqueira (Mestre Badu, from the Matição quilombo / Jaboticatubas-MG), Mametu Muiande and Makota Kidoiale (Efigênia Maria da Conceição and Cássia Cristina da Silva from Kilombu Manzo Ngunzo Kaiango/BH-MG), Antônio Bispo dos Santos (Nêgo Bispo, from the Saco Curtume quilombo/PI) and Mestre Arnaldo de Lima (Naldinho, from the Custaneira quilombo/PI). The descriptions accompany an effort to conceptualize their experiences as 'wisdoms of circularity' that converge to a 'pedagogy of borders'.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58458
Issue Date: 20-Feb-2020
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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