Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/58478
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Socioeconomic status and family functioning influence oral health literacy among adolescents
Título(s) alternativo(s): O status socioeconômico e o funcionamento familiar influenciam a alfabetização em saúde bucal entre adolescentes
Autor(es): Roanny Torres Lopes
Érick Tássio Barbosa Neves
Laio da Costa Dutra
Monalisa Cesarino Gomes
Saul Martins de Paiva
Mauro Henrique Nogueira Guimarães de Abreu
Fernanda Morais Ferreira
Ana Flávia Granville-Garcia
Resumo: OBJECTIVE: Evaluate socio-demographic, family and behavioral factors associated with oral health literacy (OHL) in adolescents. METHODS: Cross-sectional study conducted with adolescents aged 15 to 19 years in Campina Grande, Brazil. Parents/guardians answered a questionnaire addressing socio-demographic data. The adolescents answered validated instruments on family cohesion and adaptability (family adaptability and cohesion evaluation scale), drug use (alcohol, smoking and substance involvement screening test), type of dental service used for last appointment and OHL (Brazilian version of the Rapid Estimate of Oral Health Literacy in Dentistry). Two dentists were trained to evaluate OHL (K = 0.87–0.88). Descriptive analysis was performed, followed by Poisson regression analysis (α = 5%). A directed acyclic graph was used to select independent variables in the study. RESULTS: The following variables remained associated with better OHL: high mother’s schooling level (RR = 1.07; 95%CI: 1.03–1.12), high income (RR = 1.04; 95%CI: 1.01–1.09), white ethnicity/skin color (RR = 1.05; 95%CI: 1.01–1.10), married parents (RR = 1.04; 95%CI: 1.01–1.09), “enmeshed” family cohesion (RR = 1.21; 95%CI: 1.12–1.30), “structured” (RR = 1.06; 95%CI: 1.01–1.12) or “rigid” (RR = 1.11; 95%CI: 1.04–1.19) family adaptability, having more than five residents in the home (RR = 1.07; 95%CI: 1.01–1.14) and having used a private dental service during the last appointment (RR = 1.08; 95%CI: 1.03–1.13). CONCLUSION: Family functioning and socio-demographic factors influence the level of oral health literacy among adolescents.
Abstract: OBJETIVO: Avaliar fatores sociodemográficos, familiares e comportamentais associados ao letramento em saúde bucal (LSB) em adolescentes. MÉTODOS: Estudo transversal realizado com adolescentes de 15 a 19 anos de Campina Grande, Brasil. Os pais/responsáveis responderam a um questionário abordando dados sociodemográficos. Os adolescentes responderam instrumentos validados sobre coesão e adaptabilidade familiar (escala de avaliação de adaptabilidade e coesão familiar), uso de drogas (teste de triagem de álcool, tabagismo e envolvimento com outras substâncias), tipo de serviço odontológico utilizado na última consulta e OHL (versão brasileira da Estimativa Rápida de Alfabetização em Saúde Bucal em Odontologia). Dois dentistas foram treinados para avaliar OHL (K = 0,87–0,88). Foi realizada análise descritiva, seguida de análise de regressão de Poisson (α = 5%). Um gráfico acíclico direcionado foi utilizado para selecionar as variáveis independentes do estudo. RESULTADOS: Permaneceram associadas à melhor PAS as seguintes variáveis: elevada escolaridade materna (RR = 1,07; IC95%: 1,03–1,12), alta renda (RR = 1,04; IC95%: 1,01–1,09), etnia/cor branca (RR = 1,05; IC95%: 1,01–1,10), pais casados (RR = 1,04; IC95%: 1,01–1,09), coesão familiar “enredada” (RR = 1,21; IC95%: 1,12–1,30), “ estruturada” (RR = 1,06; IC95%: 1,01–1,12) ou “rígida” (RR = 1,11; IC95%: 1,04–1,19) adaptabilidade familiar, com mais de cinco moradores no domicílio (RR = 1,07; 95% IC: 1,01–1,14) e ter utilizado serviço odontológico privado na última consulta (RR = 1,08; IC95%: 1,03–1,13). CONCLUSÃO: O funcionamento familiar e fatores sociodemográficos influenciam o nível de alfabetização em saúde bucal entre adolescentes.
Assunto: Adolescente
Autocuidado
Relações familiares
Educação em saúde
Saúde bucal
Fatores socioeconômicos
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA
FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOPEDIATRIA E ORTODONTIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2020054001842
URI: http://hdl.handle.net/1843/58478
Data do documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/167780
metadata.dc.relation.ispartof: Revista De Saúde Pública
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Socioeconomic status and family functioning influence oral health literacy among adolescents.pdf227.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.