Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58478
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRoanny Torres Lopespt_BR
dc.creatorÉrick Tássio Barbosa Nevespt_BR
dc.creatorLaio da Costa Dutrapt_BR
dc.creatorMonalisa Cesarino Gomespt_BR
dc.creatorSaul Martins de Paivapt_BR
dc.creatorMauro Henrique Nogueira Guimarães de Abreupt_BR
dc.creatorFernanda Morais Ferreirapt_BR
dc.creatorAna Flávia Granville-Garciapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-05T20:03:33Z-
dc.date.available2023-09-05T20:03:33Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume54pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.11606/s1518-8787.2020054001842pt_BR
dc.identifier.issn1518-8787pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58478-
dc.description.abstractOBJETIVO: Avaliar fatores sociodemográficos, familiares e comportamentais associados ao letramento em saúde bucal (LSB) em adolescentes. MÉTODOS: Estudo transversal realizado com adolescentes de 15 a 19 anos de Campina Grande, Brasil. Os pais/responsáveis responderam a um questionário abordando dados sociodemográficos. Os adolescentes responderam instrumentos validados sobre coesão e adaptabilidade familiar (escala de avaliação de adaptabilidade e coesão familiar), uso de drogas (teste de triagem de álcool, tabagismo e envolvimento com outras substâncias), tipo de serviço odontológico utilizado na última consulta e OHL (versão brasileira da Estimativa Rápida de Alfabetização em Saúde Bucal em Odontologia). Dois dentistas foram treinados para avaliar OHL (K = 0,87–0,88). Foi realizada análise descritiva, seguida de análise de regressão de Poisson (α = 5%). Um gráfico acíclico direcionado foi utilizado para selecionar as variáveis independentes do estudo. RESULTADOS: Permaneceram associadas à melhor PAS as seguintes variáveis: elevada escolaridade materna (RR = 1,07; IC95%: 1,03–1,12), alta renda (RR = 1,04; IC95%: 1,01–1,09), etnia/cor branca (RR = 1,05; IC95%: 1,01–1,10), pais casados (RR = 1,04; IC95%: 1,01–1,09), coesão familiar “enredada” (RR = 1,21; IC95%: 1,12–1,30), “ estruturada” (RR = 1,06; IC95%: 1,01–1,12) ou “rígida” (RR = 1,11; IC95%: 1,04–1,19) adaptabilidade familiar, com mais de cinco moradores no domicílio (RR = 1,07; 95% IC: 1,01–1,14) e ter utilizado serviço odontológico privado na última consulta (RR = 1,08; IC95%: 1,03–1,13). CONCLUSÃO: O funcionamento familiar e fatores sociodemográficos influenciam o nível de alfabetização em saúde bucal entre adolescentes.pt_BR
dc.description.resumoOBJECTIVE: Evaluate socio-demographic, family and behavioral factors associated with oral health literacy (OHL) in adolescents. METHODS: Cross-sectional study conducted with adolescents aged 15 to 19 years in Campina Grande, Brazil. Parents/guardians answered a questionnaire addressing socio-demographic data. The adolescents answered validated instruments on family cohesion and adaptability (family adaptability and cohesion evaluation scale), drug use (alcohol, smoking and substance involvement screening test), type of dental service used for last appointment and OHL (Brazilian version of the Rapid Estimate of Oral Health Literacy in Dentistry). Two dentists were trained to evaluate OHL (K = 0.87–0.88). Descriptive analysis was performed, followed by Poisson regression analysis (α = 5%). A directed acyclic graph was used to select independent variables in the study. RESULTS: The following variables remained associated with better OHL: high mother’s schooling level (RR = 1.07; 95%CI: 1.03–1.12), high income (RR = 1.04; 95%CI: 1.01–1.09), white ethnicity/skin color (RR = 1.05; 95%CI: 1.01–1.10), married parents (RR = 1.04; 95%CI: 1.01–1.09), “enmeshed” family cohesion (RR = 1.21; 95%CI: 1.12–1.30), “structured” (RR = 1.06; 95%CI: 1.01–1.12) or “rigid” (RR = 1.11; 95%CI: 1.04–1.19) family adaptability, having more than five residents in the home (RR = 1.07; 95%CI: 1.01–1.14) and having used a private dental service during the last appointment (RR = 1.08; 95%CI: 1.03–1.13). CONCLUSION: Family functioning and socio-demographic factors influence the level of oral health literacy among adolescents.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVApt_BR
dc.publisher.departmentFAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOPEDIATRIA E ORTODONTIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista De Saúde Públicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdolescentpt_BR
dc.subjectSelf-carept_BR
dc.subjectFamily relationspt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectDentalpt_BR
dc.subjectOral healthpt_BR
dc.subjectSocioeconomic factorspt_BR
dc.subject.otherAdolescentept_BR
dc.subject.otherAutocuidadopt_BR
dc.subject.otherRelações familiarespt_BR
dc.subject.otherEducação em saúdept_BR
dc.subject.otherSaúde bucalpt_BR
dc.subject.otherFatores socioeconômicospt_BR
dc.titleSocioeconomic status and family functioning influence oral health literacy among adolescentspt_BR
dc.title.alternativeO status socioeconômico e o funcionamento familiar influenciam a alfabetização em saúde bucal entre adolescentespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/167780pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5433-7827pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9300-1007pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3913-2540pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7679-997Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3968-1638pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8794-5725pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9400-1167pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6054-8372pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.