Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58503
Type: Dissertação
Title: Jovens adolescentes negros e periféricos do ensino fundamental “transferidos” para EJA: um estudo de caso de uma escola da rede estadual de ensino de Belo Horizonte
Authors: Mariete Menezes Amaral Rodrigues
First Advisor: Heli Sabino de Oliveira
First Co-advisor: Agnez de Lélis Saraiva
First Referee: Walesson Gomes da Silva
Abstract: O presente trabalho tem por finalidade compreender, por meio de um estudo de caso, a história de vida de jovens adolescentes, moças e rapazes, de 15 a 17 anos, forçados a se transferir do Ensino Fundamental diurno para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos noturno, tendo que se deslocar de seu território para outro espaço, distante de seus contextos e de suas relações sociais, condições impostas pela gravidez na adolescência no processo de três jovens estudantes do Ensino Fundamental, que não contam com creches próximas a suas residências. Os casos analisados resultaram na evasão escolar que é um dos principais desafios do ensino sequencial e da modalidade da EJA. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com os seguintes instrumentos: entrevista semiestruturada , análise documental, pesquisa bibliográfica e observação participante. Os dados coletados e a sua análise à luz do referencial teórico, constituíram a base para o plano de intervenção. Por fim, foi possível constatar que tal transferência significou a intensificação da situação de risco e vulnerabilidade social do público em questão.
Abstract: The purpose of this work is to understand, through a case study, the life story of young teenagers, girls, and boys, aged 15 to 17, forced to transfer from daytime Elementary School to the Youth and Adults Education modality at night, having to move from their territory to another space, far from their contexts and social relationships and the conditions imposed by teenage pregnancy in the process of two young students of Elementary School, who do not have the presence of daycare centers nearby of their residences. The cases analyzed resulted in school dropout, which is one of the main challenges of sequential teaching and the EJA modality. The methodology used was the case study, with the following instruments: semi-structured interview, document analysis, bibliographical research and participant observation. The collected data and its analysis in the light of the reference theoretical, formed the basis for the intervention plan. Finally, it was possible to verify that such transfer meant the intensification of the risk situation and social vulnerability of the public in question.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58503
Issue Date: 27-Feb-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



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