Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/58577
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Assédio em instituição de ensino pública brasileira: um estudo multidimensional
Título(s) alternativo(s): Harassment in brazilian public educational institution: a multidimensional study
Autor(es): Fernanda Isoni de Paiva
Kely Cesar Martins de Paiva
Resumen: O objetivo deste estudo foi analisar como servidores públicos de uma instituição de ensino percebem o assédio, numa perspectiva multidimensional. Foram identificados estudos que priorizam diversas faces do fenômeno, como a econômico-organizacional, a institucional-legal e a cultural, além da usualmente priorizada, a interpessoal, que envolve diretamente assediador e assediado. Tais interfaces mostram-se úteis na compreensão do fenômeno no locus observado, tendo em vista peculiaridades do setor público brasileiro, em especial em instituições de ensino. A pesquisa qualitativa pautou-se em dez entrevistas, cujos dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo. Percebeu-se que as raízes do assédio (moral ou sexual) transcendem aspectos pessoais e profissionais na relação assediadorassediado, fazendo-se presentes nos relatos outras dimensões que indicam o quão profundas certas causas podem ser, além de suas conexões entre si, trazendo avanços teórico-conceituais ao estudo do fenômeno, bem como outras contribuições de cunho pragmático. Sublinha-se a necessidade de se repensar e ampliar as responsabilidades organizacionais e institucionais relacionadas ao fenômeno, a partir do (re)conhecimento de outras práticas, semelhantes e/ou diferentes, nos mais diversos contextos organizacionais.
Abstract: The objective of this study was to analyze how public servants of an educational institution perceive harassment from a multidimensional perspective. Studies that prioritize different aspects of the phenomenon were identified, such as economic-organizational, institutional-legal and cultural, in addition to the usually prioritized, interpersonal, which directly involves harassers and harassed people. Such interfaces are useful in the understanding of the phenomenon in the observed locus, taking into account peculiarities of the Brazilian public sector, especially in educational institutions. The qualitative research was guided by ten interviews, whose data were submitted to the content analysis technique. It was noticed that the roots of harassment (moral or sexual) transcend personal and professional aspects in the harasser-harassed relationship, making other dimensions present in the reports that indicate how deep certain causes can be, in addition to their connections with each other, bringing theoretical-conceptual advances in the study of the phenomenon, as well as other contributions of a pragmatic nature. The need to rethink and expand the organizational and institutional responsibilities related to the phenomenon is emphasized, based on knowledge and recognition of other practices, similar and/or different, in the most diverse organizational contexts.
Asunto: Dano moral
Assédio sexual
Setor público
Instituições acadêmicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58577
Fecha del documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/650
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Valore
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
ASSÉDIO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA BRASILEIRA_ UM ESTUDO MULTIDIMENSIONAL.pdf487.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.