Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/58638
Tipo: Artigo de Periódico
Título: As condições necessárias para a emergência complexa em jogos: um estudo sobre oportunidades de aprendizagem nessas práticas sociais
Autor(es): Junia de Carvalho Fidelis Braga
Valeska Virgínia Soares de Souza
Resumen: Neste estudo, investigamos (i) as razões que levam os estudantes, de duas escolas de ensino básico da rede pública, a usar jogos, (ii) a presença de condições que propiciam emergência de aprendizagem nos elementos de jogos, e (iii) o papel dessas condições em sua aprendizagem, em especial de língua inglesa. As discussões serão pautadas nos princípios da complexidade, que versam sobre as condições necessárias para a emergência da aprendizagem e na literatura sobre aprendizagem por meio de jogos. Os resultados obtidos, a partir da análise do corpus gerado por um questionário, indicam que participantes da pesquisa dão preferência aos jogos que favorecem tomadas de decisão que lhes permitem definir o que e como eles querem aprender. Esses jogos apresentam dinâmicas comuns às condições de emergência complexa que geram oportunidades de aprendizagem de diferentes habilidades, inclusive habilidades para desenvolver a língua inglesa. Há indícios de que os estudantes também aprendem com os jogos educacionais, apesar desses jogos apresentarem minimamente as condições de emergência complexa e nem atraírem a maioria dos estudantes.
Abstract: In this paper, we look into (i) the reasons that lead students of two public schools to use games, (ii) the presence of the conditions required for complex emergence of knowledge in game elements, and (iii) the role these conditions play in their learning, especially learning English. The ensuing discussions will be based on complexity principles, which address the conditions for the emergence of learning and on the literature about learning through games. The analysis of the questionnaire-generated corpus indicates that research participants prefer games that favor decision-making and enable them to define not only what but also how to learn. These games present dynamics commonly found in the conditions for complex emergence that create opportunities to learn various skills, including English learning strategies. Our findings indicate that students also learn from educational games although these games do not present all the necessary emergence complex conditions nor do they appeal to most students.
Asunto: Jogos educativos
Aprendizagem
Jogos - Métodos de ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58638
Fecha del documento: 2016
metadata.dc.url.externa: http://www.revel.inf.br/files/4ab851b264065dffefba26631bb80845.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Revista virtual de estudos da linguagem
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.