Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58638
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dc.creatorJunia de Carvalho Fidelis Bragapt_BR
dc.creatorValeska Virgínia Soares de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-13T19:56:50Z-
dc.date.available2023-09-13T19:56:50Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.volume14pt_BR
dc.citation.issue27pt_BR
dc.citation.spage304pt_BR
dc.citation.epage330pt_BR
dc.identifier.issn16788931pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58638-
dc.description.abstractIn this paper, we look into (i) the reasons that lead students of two public schools to use games, (ii) the presence of the conditions required for complex emergence of knowledge in game elements, and (iii) the role these conditions play in their learning, especially learning English. The ensuing discussions will be based on complexity principles, which address the conditions for the emergence of learning and on the literature about learning through games. The analysis of the questionnaire-generated corpus indicates that research participants prefer games that favor decision-making and enable them to define not only what but also how to learn. These games present dynamics commonly found in the conditions for complex emergence that create opportunities to learn various skills, including English learning strategies. Our findings indicate that students also learn from educational games although these games do not present all the necessary emergence complex conditions nor do they appeal to most students.pt_BR
dc.description.resumoNeste estudo, investigamos (i) as razões que levam os estudantes, de duas escolas de ensino básico da rede pública, a usar jogos, (ii) a presença de condições que propiciam emergência de aprendizagem nos elementos de jogos, e (iii) o papel dessas condições em sua aprendizagem, em especial de língua inglesa. As discussões serão pautadas nos princípios da complexidade, que versam sobre as condições necessárias para a emergência da aprendizagem e na literatura sobre aprendizagem por meio de jogos. Os resultados obtidos, a partir da análise do corpus gerado por um questionário, indicam que participantes da pesquisa dão preferência aos jogos que favorecem tomadas de decisão que lhes permitem definir o que e como eles querem aprender. Esses jogos apresentam dinâmicas comuns às condições de emergência complexa que geram oportunidades de aprendizagem de diferentes habilidades, inclusive habilidades para desenvolver a língua inglesa. Há indícios de que os estudantes também aprendem com os jogos educacionais, apesar desses jogos apresentarem minimamente as condições de emergência complexa e nem atraírem a maioria dos estudantes.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista virtual de estudos da linguagempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectAprendizagem de línguaspt_BR
dc.subjectComplexidadept_BR
dc.subject.otherJogos educativospt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherJogos - Métodos de ensinopt_BR
dc.titleAs condições necessárias para a emergência complexa em jogos: um estudo sobre oportunidades de aprendizagem nessas práticas sociaispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://www.revel.inf.br/files/4ab851b264065dffefba26631bb80845.pdfpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8450-2061pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5419-9308pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



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