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http://hdl.handle.net/1843/58645
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Análise de sistema de comunicação alternativa no ensino de requisitar por autistas |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of an alternative communicative training for teaching request to autistic |
Autor(es): | Thais Porlan de Oliveira Juliana Campos de Jesus |
Resumen: | O Picture Exchange Communication System (PECS) é um sistema alternativo de comunicação no qual há o ensino da troca de cartões com figuras pelos itens representados nos cartões. Estudos visam avaliar seu uso na educação especial e a sua eficácia na promoção da comunicação por autistas. O objetivo deste estudo foi delimitar as condições contextuais sob as quais o protocolo de comunicação é efetivo, analisando algumas variáveis na aplicação das suas três primeiras fases, que ensinam comportamento de requisitar (emitir mandos). Quatro crianças autistas com idade entre 6 e 12 anos receberam treino sistemático das três primeiras fases do PECS, sendo documentadas as possíveis variáveis de controle para aquisição de mandos. Os resultados mostraram que a aplicação do PECS foi efetiva, porém que há necessidade de descrição das especificidades do treino para maximizar seu uso na educação. É discutida a necessidade de maior identificação e controle de variáveis no ensino do PECS para que seja atestada a sua eficácia, corroborando a necessidade identificada na literatura de mais estudos que avaliem a efetividade do protocolo. |
Abstract: | The Picture Exchange Communication System (PECS) is an alternative communication system teaching to exchange figures for the items represented in cards. Many studies attempt to assess PECS effectiveness in special education, in promoting autistic communication for autistic people. The aim of this study was to define the contextual conditions under which the teaching protocol is effective, analyzing some variables to conduct its first three phases, teaching order behavior (expressing orders). Four autistic children aged between 6 and 12 years received systematic training of PECS first three phases, and the possible control variables for order acquisition were measured. The results showed that the application of PECS was effective, but there is need for description of the specific training to be used in special education. The paper discusses the need for greater identification and control variables in PECS teaching to attest its effectiveness, corroborating the need identified in the literature for further studies to evaluate the effectiveness of the Protocol. |
Asunto: | Transtorno Autístico Educação especial Comunicação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/58645 |
Fecha del documento: | 2016 |
metadata.dc.url.externa: | https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/30552 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Psicologia da Educação |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
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