Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58647
Type: Artigo de Periódico
Title: Generalização de mandos aprendidos pelo PECS (Picture Exchange Communication System) em crianças com transtorno do espectro autista
Other Titles: Generalization of mands learned by pecs (Picture Exchange Communication System) in children with autism
Authors: Juliana Campos de Jesus
Thais Porlan de Oliveira
Junio Vieira de Rezende
Abstract: O ensino de comportamento verbal com o uso de comunicação alternativa é um instrumento para melhorar a interação social de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo do estudo foi ensinar mandos com o Picture Exchange Communication System (PECS) e avaliar a sua generalização entre ambientes. Os mandos treinados consistem na troca de cartões com estímulos visuais pelos próprios itens. Participaram do estudo quatro crianças diagnosticadas com TEA, com idade entre 6 e 12 anos. Após treino do PECS, professora e mães receberam instruções e registraram a emissão de mandos (teste de generalização) nos ambientes escolar e domiciliar. Os resultados mostraram que para três crianças o ensino de mandos foi bem sucedido e que ocorreu a generalização para outros itens nos dois contextos avaliados. É discutida a necessidade de maior controle de variáveis que interfiram no treino para a aquisição de mandos, além de planejamento da generalização pelas crianças para ambientes, pessoas e itens diferentes.
Abstract: Verbal training with the use of alternative communication is a tool for improving the social interaction of children with Autism Spectrum Disorder (TEA). The aim of this study was to promote generalization of trained mands through the Picture Exchange Communication System (PECS). Trained mands comprise the exchange of pictures with visual stimuli by the items themselves. There were 4 autists aged between 6 and 12 years old, who took part in the study. After the PECS training, the teacher and the mothers were instructed to take notes of the mands performed in school and home settings. Results have shown that 3 children met the learning criterion for PECS and that there was a generalization for other settings. The need for greater control of the variables that interfere with mand acquisitions and the children planning for generalization of environment, people and different items have been discussed.
Subject: Transtorno do Espectro Autista
Comportamento verbal
Generalização
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.2-07
URI: http://hdl.handle.net/1843/58647
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-389X2017000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Temas em Psicologia
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.