Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/58673
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | The elephant in the (class)room: emergency remote teaching in an ecological perspective |
Título(s) alternativo(s): | O elefante na sala(de aula): Ensino Remoto Emergencial em uma perspectiva ecológica |
Autor(es): | Junia de Carvalho Fidelis Braga Antonio Carlos Soares Martins Marcos Racilan |
Resumo: | Most teachers are working from home and using digital tools to mediate their classes as a response to a demand for transitioning face-to-face to online classes due to the COVID-19 pandemic. Drawing on the ecological approach, this paper reports a qualitative study that aims to understand how digital technologies are integrated in the teaching practices during the Emergency Remote Teaching. Seventy-six language teachers answered a quasi-structured questionnaire about their experiences. The findings show how the network created with their peers scaffolded this experience and played a crucial role in their appropriation of those technologies. Moreover, the findings suggest that this network may have contributed to the “normalisation” of digital technology use. |
Abstract: | A maioria dos professores está trabalhando de casa e usando ferramentas digitais para mediar suas aulas em resposta à demanda de transição de aulas presenciais para aulas online devido à pandemia do COVID-19. Com base na abordagem ecológica, este artigo relata um estudo qualitativo que visa compreender como as tecnologias digitais se integram às práticas de ensino durante o Ensino Remoto Emergencial. Setenta e seis professores de línguas responderam a um questionário semi-estruturado sobre suas experiências. Os resultados mostram como a rede criada com seus pares apoiou essa experiência e desempenhou um papel crucial na apropriação dessas tecnologias. Além disso, os resultados sugerem que essa rede pode ter contribuído para a normalização do uso da tecnologia digital. |
Assunto: | Tecnologia educacional Ensino auxiliado por computador |
Idioma: | eng |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.1590/1984-6398202117890 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/58673 |
Data do documento: | 2021 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.scielo.br/j/rbla/a/gZ3B63wPwmfDVfNXFMGTpzr/?lang=en# |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
The elephant in the (class)room emergency remote teaching in an ecological perspective.pdf | 638.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.