Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/58673
Tipo: Artigo de Periódico
Título: The elephant in the (class)room: emergency remote teaching in an ecological perspective
Título(s) alternativo(s): O elefante na sala(de aula): Ensino Remoto Emergencial em uma perspectiva ecológica
Autor(es): Junia de Carvalho Fidelis Braga
Antonio Carlos Soares Martins
Marcos Racilan
Resumo: Most teachers are working from home and using digital tools to mediate their classes as a response to a demand for transitioning face-to-face to online classes due to the COVID-19 pandemic. Drawing on the ecological approach, this paper reports a qualitative study that aims to understand how digital technologies are integrated in the teaching practices during the Emergency Remote Teaching. Seventy-six language teachers answered a quasi-structured questionnaire about their experiences. The findings show how the network created with their peers scaffolded this experience and played a crucial role in their appropriation of those technologies. Moreover, the findings suggest that this network may have contributed to the “normalisation” of digital technology use.
Abstract: A maioria dos professores está trabalhando de casa e usando ferramentas digitais para mediar suas aulas em resposta à demanda de transição de aulas presenciais para aulas online devido à pandemia do COVID-19. Com base na abordagem ecológica, este artigo relata um estudo qualitativo que visa compreender como as tecnologias digitais se integram às práticas de ensino durante o Ensino Remoto Emergencial. Setenta e seis professores de línguas responderam a um questionário semi-estruturado sobre suas experiências. Os resultados mostram como a rede criada com seus pares apoiou essa experiência e desempenhou um papel crucial na apropriação dessas tecnologias. Além disso, os resultados sugerem que essa rede pode ter contribuído para a normalização do uso da tecnologia digital.
Assunto: Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398202117890
URI: http://hdl.handle.net/1843/58673
Data do documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/rbla/a/gZ3B63wPwmfDVfNXFMGTpzr/?lang=en#
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Linguística Aplicada
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
The elephant in the (class)room emergency remote teaching in an ecological perspective.pdf638.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.