Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58684
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorThais Porlan de Oliveirapt_BR
dc.creatorLuana Falkaniere Soarespt_BR
dc.creatorPoliana Martins da Silva Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-14T19:19:37Z-
dc.date.available2023-09-14T19:19:37Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.volume23pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPC1914000pt_BR
dc.identifier.issn1980-6906pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58684-
dc.description.abstractA COVID-19 trouxe mudanças na rotina de milhares de pais no mundo todo. O pre-sente estudo mapeou o impacto do distanciamento social sobre pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Quinhentos e cinquenta e três cuidadores (98.7% mães) de crianças com TEA responderam a um questionário online sobre suas intervenções e apoio formal recebidos antes e depois do início da pandemia. Os resul-tados demonstraram que, durante a pandemia, um número estatisticamente signifi-cativo de pais trocaram uma programação de supervisões profissionais uma vez por semana por supervisões “sob demanda”. Além disso, os horários de intervenção rea-lizados pelos pais em casa permaneceram inalterados durante a pandemia, embora eles relatassem passar mais tempo com os filhos nesse período. O treinamento dos pais em Applied Behavior Analysis (ABA) é discutido, uma vez que, talvez por raramen-te terem recebido treinamento prévio, mais tempo com seus filhos não se traduziu em aumento de intervenções bem planejadas e orientadas por supervisões sistemáticas.pt_BR
dc.description.resumoCOVID-19 has severely affected educational services, bringing changes in the routine of thousands of parents worldwide. The present study mapped the impact of social distancing on the interventions of parents of children with ASD. Five hundred and fifty-three caregivers (98.7% mothers) of children with ASD responded to an online questionnaire about therapeutic interventions and formal support before and after the beginning of the pandemic. The results showed that the pandemic produced important differences in the frequency of supervisions received per week, in the amount of interventions conducted at home, and in the hours dedicated to the study of ASD. There was also reports of increased time spent with the children, but perhaps because parents seldom received prior training, this did not translate into an increase in well-planned interventions, guided by systematic professional supervision. Remote parental training on ABA principles is discussed as a promising future possibility.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia: Teoria e Práticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSocial distancingpt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectAutism spectrum disorderpt_BR
dc.subjectParents trainingpt_BR
dc.subjectApplied behavior analysispt_BR
dc.subject.otherDistanciamento físicopt_BR
dc.subject.otherCOVID-19pt_BR
dc.subject.otherTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subject.otherAnálise do comportamento aplicadapt_BR
dc.titleImpact of social distancing on parents of children with autism spectrum disorderpt_BR
dc.title.alternativeImpacto do distanciamento social para os pais de crianças com TEApt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/14000pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7252-3738pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2695-0672pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8061-4381pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Impact of social distancing on parents of children with autism spectrum disorder .pdf12.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.