Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58705
Type: Dissertação
Title: O exercício cartográfico na pesquisa-ensino: representações de estudantes sobre o espaço vivido no bairro Icaivera, na escola e na educação física
Authors: Paola Oliveira da Fonseca
First Advisor: Meily Assbú Linhales
First Referee: Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz
Second Referee: Claudio Marcio Oliveira
Abstract: A escola, como parte desse território povoado pelos estudantes, pelos professores e por toda a comunidade escolar, convive com diferentes perspectivas, geradas a partir das experiências usufruídas no período regular das aulas ou fora dele. No contexto das aulas de Educação Física, os espaços ocupados na escola correspondem tanto às obrigações quanto ao desejo de um tempo para livre fruição de práticas esportivas, jogos, brincadeiras e da relação entre os sujeitos ali implicados.Diante destas diferentes expectativas, o presente estudo buscou refletir sobre a articulação entre a Educação Física e as experiências dos adolescentes no tempo livre, compondo a teia de representações entre os sujeitos, o espaço e as aulas, dentro do espaço escolar. Foi realizada uma pesquisa-ensino, junto aos estudantes do oitavo ano do ensino Fundamental na Escola Municipal Maria Elena da Cunha Braz, situada no bairro Icaivera, em Betim/MG. Durante os encontros, ao investigar o cotidiano desses adolescentes dentro e fora da escola foi possível mapear o território constituído a partir dos usos e representações associadas às obrigações e ao tempo livre dos estudantes. A cartografia foi empregada como recurso metodológico, que correspondeu tanto à representação geográfica do território do Icaivera, quanto à utilização de diferentes técnicas no mapeamento das representações dos estudantes associadas ao tempo livre neste território. Os mapas, fotografias, desenhos e textos produzidos, somados aos relatos do caderno de campo, foram analisados a partir dos eixos tempo livre, Educação Física e espaços escolares, em articulação com elementos conceituais do referencial teórico que auxiliaram na reflexão sobre a relação entre a juventude e o ambiente, na formação da sua identidade; sobre o tempo livre, como “espaçotempo” vivido e desejado, no interior da escola ou fora dela e sobre o lugar das aulas de Educação Física. Ao longo da pesquisa-ensino, o produto educacional foi desenvolvido em duas fases: A primeira etapa correspondeu ao evento escolar intitulado Planejamento Participativo, onde as propostas formuladas pelos estudantes para usufruto do tempo livre na escola foram apresentadas, discutidas e votadas. A segunda etapa correspondeu ao registro do percurso de pesquisa e do Planejamento Participativo, por meio de uma edição especial do jornal escolar Estação Icaivera.
Abstract: The school, as par to this territory populated by students, teachers and the entire school community, coexists with different perspectives, generated from the experiences enjoyed during the regular classes or not. In the context of Physical Education classes, the relationship between the subjects and the classroom spaces includes school obligations and demands of time for free enjoyment of the relationship with classmates, practice of sports and games. Faced with these different expectations, the present study sought to reflect on the articulation between Physical Education and the experiences of adolescents in their free time, composing the web of representations between subjects, space and classes, with in the school space. A teaching-research was carried out with students of the eighth year of elementary school at the Municipal School Maria Elena da Cunha Braz, located in the Icaivera neighborhood, in Betim/MG. During the meetings, when investigating the dailylife of these adolescents inside and outside the school, it was possible to map the territory constituted from the uses and representations associated with the obligations and free time of the students. The cartography was used as a methodological resource, corresponding both to the geographic perspective of representing a territory through maps, drawing sand photographs, and to the production of knowledge in the exercise of mapping representations about recognized spaces for the enjoyment of free time. The cartographic was used as a methodological resource that corresponded to the geographic representation of the Icaivera territory and the use of different techniques in mapping the students' representations associated with free time in this territory. The maps, photographs, drawings and texts produced, added to the reports in the field notebook, were analyzed from the axes of free time, Physical Education and school spaces. These elements were articulated with concepts presented in the basic theory, helping to reflect on the relationship between youth and the environment, in the formation of their identity; about free time, as lived and desired “spacetime”, inside or outside the school, as well as about the place of Physical Education classes. From the researchteaching, the educational product was created in two phases. The first corresponded to the school event entitled Participatory Planning, in which proposals made by students to enjoy their free time at school were presented, discussed and voted on. The second referred to recording the research path and Participatory Planning, through a special edition of the school newspaper Estação Icaivera.
Subject: Educação física
Educação física - Estudo e ensino
Escolas
Ensino fundamental
Percepção geográfica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissional
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58705
Issue Date: 30-May-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAOLA OLIVEIRA DA FONSECA - DISSERTAÇÃO.pdfO exercício cartográfico na pesquisa-ensino: representações de estudantes sobre o espaço vivido no bairro Icaivera, na escola e na educação física. Dissertação (mestrado)9.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.