Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/58714
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Teatro bidimensional/fotografia encenada: uma teoria visual para uma prática teatral
Título(s) alternativo(s): Two-dimensional theater/staged photography: a visual theory for a theatrical practice
Autor(es): Jéssica Luiza Pádua Cardoso
primer Tutor: João Augusto Cristeli de Oliveira
primer miembro del tribunal : Juliana Gouthier Macedo
Segundo miembro del tribunal: Daniel Marcos Pereira Mendes
Resumen: O presente estudo tem como base a metodologia utilizada na atividade final avaliativa “Teatro Bidimensional/Fotografia Encenada”, processo de construção criativa dos alunos e alunas do Curso de Capacitação em Artes Cênicas de Contagem - MG, na disciplina de Caracterização Cênica, a qual ministro como professora. O objetivo desse trabalho de conclusão de curso é refletir sobre como as artes visuais podem ser um ponto de partida para a criação teatral, e mostrar que por meio dessa relação com as artes visuais os alunos se tornam capazes de refletir e compreender o campo das visualidades da cena, buscando assim novas formas de se expressar e de compreender a potência e influência da caracterização cênica, aspecto esse que enriquece o trabalho do ator na interpretação, pois ao permear o campo das visualidades da cena o ator compreende melhor seu personagem.
Abstract: The present study is based on the methodology used in the final evaluative activity “Bidimensional Theater/Staged Photography”, a process of creative construction of the students of the Training Course in Scenic Arts in Contagem - MG (Curso de Capacitação Profissional em Artes Cênicas de Contagem - MG), in the discipline of Scenic Characterization, which I teach as a teacher. The objective of this course conclusion work is to reflect on how the visual arts can be a starting point for theatrical creation, and to show that through this relationship with the visual arts, students become capable of reflecting and understanding the field of visualities of the scene, seeking new ways of expressing oneself and understanding the power and influence of scenic characterization, an aspect that enriches the actor's work in the interpretation, because by permeating the field of visualities of the scene, the actor better understands his character.
Asunto: Arte - Estudo e ensino
Artes cênicas
Fotografia
Caracterização teatral
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58714
Fecha del documento: 13-jul-2023
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
_Teadro Bidimensional_ Jessica Cardoso.pdf1.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons