Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58714
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1João Augusto Cristeli de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8923103363236142pt_BR
dc.contributor.referee1Juliana Gouthier Macedopt_BR
dc.contributor.referee2Daniel Marcos Pereira Mendespt_BR
dc.creatorJéssica Luiza Pádua Cardosopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7799439565756606pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-15T11:47:32Z-
dc.date.available2023-09-15T11:47:32Z-
dc.date.issued2023-07-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58714-
dc.description.abstractThe present study is based on the methodology used in the final evaluative activity “Bidimensional Theater/Staged Photography”, a process of creative construction of the students of the Training Course in Scenic Arts in Contagem - MG (Curso de Capacitação Profissional em Artes Cênicas de Contagem - MG), in the discipline of Scenic Characterization, which I teach as a teacher. The objective of this course conclusion work is to reflect on how the visual arts can be a starting point for theatrical creation, and to show that through this relationship with the visual arts, students become capable of reflecting and understanding the field of visualities of the scene, seeking new ways of expressing oneself and understanding the power and influence of scenic characterization, an aspect that enriches the actor's work in the interpretation, because by permeating the field of visualities of the scene, the actor better understands his character.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como base a metodologia utilizada na atividade final avaliativa “Teatro Bidimensional/Fotografia Encenada”, processo de construção criativa dos alunos e alunas do Curso de Capacitação em Artes Cênicas de Contagem - MG, na disciplina de Caracterização Cênica, a qual ministro como professora. O objetivo desse trabalho de conclusão de curso é refletir sobre como as artes visuais podem ser um ponto de partida para a criação teatral, e mostrar que por meio dessa relação com as artes visuais os alunos se tornam capazes de refletir e compreender o campo das visualidades da cena, buscando assim novas formas de se expressar e de compreender a potência e influência da caracterização cênica, aspecto esse que enriquece o trabalho do ator na interpretação, pois ao permear o campo das visualidades da cena o ator compreende melhor seu personagem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectMaquiagempt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectCaracterização cênicapt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherArtes cênicaspt_BR
dc.subject.otherFotografiapt_BR
dc.subject.otherCaracterização teatralpt_BR
dc.titleTeatro bidimensional/fotografia encenada: uma teoria visual para uma prática teatralpt_BR
dc.title.alternativeTwo-dimensional theater/staged photography: a visual theory for a theatrical practicept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
_Teadro Bidimensional_ Jessica Cardoso.pdf1.98 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons