Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/58714
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | João Augusto Cristeli de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8923103363236142 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Juliana Gouthier Macedo | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Daniel Marcos Pereira Mendes | pt_BR |
dc.creator | Jéssica Luiza Pádua Cardoso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7799439565756606 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-15T11:47:32Z | - |
dc.date.available | 2023-09-15T11:47:32Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-13 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/58714 | - |
dc.description.abstract | The present study is based on the methodology used in the final evaluative activity “Bidimensional Theater/Staged Photography”, a process of creative construction of the students of the Training Course in Scenic Arts in Contagem - MG (Curso de Capacitação Profissional em Artes Cênicas de Contagem - MG), in the discipline of Scenic Characterization, which I teach as a teacher. The objective of this course conclusion work is to reflect on how the visual arts can be a starting point for theatrical creation, and to show that through this relationship with the visual arts, students become capable of reflecting and understanding the field of visualities of the scene, seeking new ways of expressing oneself and understanding the power and influence of scenic characterization, an aspect that enriches the actor's work in the interpretation, because by permeating the field of visualities of the scene, the actor better understands his character. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como base a metodologia utilizada na atividade final avaliativa “Teatro Bidimensional/Fotografia Encenada”, processo de construção criativa dos alunos e alunas do Curso de Capacitação em Artes Cênicas de Contagem - MG, na disciplina de Caracterização Cênica, a qual ministro como professora. O objetivo desse trabalho de conclusão de curso é refletir sobre como as artes visuais podem ser um ponto de partida para a criação teatral, e mostrar que por meio dessa relação com as artes visuais os alunos se tornam capazes de refletir e compreender o campo das visualidades da cena, buscando assim novas formas de se expressar e de compreender a potência e influência da caracterização cênica, aspecto esse que enriquece o trabalho do ator na interpretação, pois ao permear o campo das visualidades da cena o ator compreende melhor seu personagem. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Maquiagem | pt_BR |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Caracterização cênica | pt_BR |
dc.subject.other | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Artes cênicas | pt_BR |
dc.subject.other | Fotografia | pt_BR |
dc.subject.other | Caracterização teatral | pt_BR |
dc.title | Teatro bidimensional/fotografia encenada: uma teoria visual para uma prática teatral | pt_BR |
dc.title.alternative | Two-dimensional theater/staged photography: a visual theory for a theatrical practice | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
_Teadro Bidimensional_ Jessica Cardoso.pdf | 1.98 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License