Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58755
Type: Artigo de Periódico
Title: Instituição privada e o turismo histórico-cultural: a visão e a gestão de destinos turísticos
Other Titles: Private institution and historical - cultural tourism: the vision and management of tourist destinations
Institución privada y el turismo histórico-cultural: la visión y la gestión de destinos turísticos
Authors: Sâmara Borges Macedo
Iury Teixeira de Sevilha Gosling
Marlusa de Sevilha Gosling
Abstract: O turismo histórico-cultural versa sobre a relação entre o contato do turista com o patrimônio artístico e arquitetônico, bem como festas tradicionais e arte contemporânea. Ao realizar um levantamento bibliométrico observou-se que estudos brasileiros sobre a temática ainda são escassos. No âmbito mundial, eles abordam a temática sobre destinos específicos, não sobre a gestão desse tipo de turismo. Considerando-se o exposto, no presente trabalho, objetivou-se compreender a visão de uma instituição privada sobre o turismo histórico-cultural e também como se promove esse tipo de turismo. A empresa escolhida foi o SESC-MG, instituição privada e mantida pelos empresários do comércio do estado de Minas Gerais. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, possibilitado por meio de uma entrevista em profundidade realizada com a gerente de turismo social de Minas Gerais e seguido por uma análise de conteúdo. Os resultados apontam o potencial dos destinos turísticos de Minas Gerais, que, no entanto, são subaproveitados, carecendo de fomentos. A internet mostrou-se preponderante na promoção desse tipo de turismo, assim como o conhecimento profundo sobre os consumidores para a gestão do processo.
Abstract: Historical-cultural tourism deals with the relationship between tourist contact with artistic and architectural heritage as well as traditional festivals and contemporary art. When carrying out a bibliometric survey it was observed that Brazilian studies on the subject are still scarce. At the global level these address the issue of specific destinations not on the management of this type of tourism. Considering the above, the present work aimed to understand the vision of a private institution on historical-cultural tourism and also how it promotes this type of tourism. The company chosen was SESC-MG, a private institution maintained by businessmen from the state of Minas Gerais. The applied methodology was the case study, made possible through an in-depth interview conducted with the Manager of Social Tourism of Minas Gerais and followed by an analysis of the contents of this one. The results point out the potential of the tourist destinations of Minas Gerais, however these are underutilized, lacking in incentives. The internet has been predominant in the promotion of this type of tourism, as well as the deep knowledge about the consumers for the management of the process.
Subject: Turismo
Administração de empresas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58755
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/raoit/index
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo
Appears in Collections:Artigo de Periódico

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