Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/58773
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Lean service e redução de custos no processo de coleta de resíduos domiciliares
Título(s) alternativo(s): Lean service and costs reduction in the process of collection of domicilial waste
Autor(es): Adriana Gonçalves de Resende Freitas
Ricardo Marques Braga
Noel Torres Junior
Poueri do Carmo Mário
Resumo: A busca sistemática de esforços para melhorar as operações das organizações tem despertado o crescente interesse sobre o “Lean”, além dos contextos da manufatura. Neste artigo, objetiva- se analisar o processo de coleta de resíduos domiciliares do município de Belo Horizonte, realizado pela Superintendência de Limpeza Urbana de modo a identificar as perdas existentes que impactam nos custos desta atividade. Analisaram-se as diretrizes do Plano Municipal de Gestão integrada de Resíduos Sólidos e o processo atual de coleta de resíduo domiciliar. Isso possibilitou a identificação das perdas sob a ótica Lean e a mensuração dos custos envolvidos com esta operação. A análise também permitiu o levantamento dos ganhos e os desafios gerenciais advindos da adoção do sistema de coleta “ponto a ponto” como uma alternativa para a realização deste serviço. Realça-se a importância do uso da abordagem “Lean” na análise e na busca de alternativas para a melhoria da qualidade e da produtividade na gestão de operações dos serviços.
Abstract: The systematic pursuit of efforts to improve the operations of organizations has raised the growing interest in Lean beyond the contexts of manufacturing. This paper aims to analyze the household waste collection process of the city of Belo Horizonte conducted by the Superintendence of Urban Cleaning in order to identify the existing losses that impact the costs of this activity. The guidelines of the Municipal Solid Waste Management Plan and the current household waste collection process were analyzed. This made it possible to identify Lean losses and to measure the costs involved in this operation. The analysis also allowed the survey of the gains and management challenges arising from the adoption of the point-to-point collection system as an alternative for the realization of this service. It is important to use the Lean approach in the analysis and in the search for alternatives to improve the quality and productivity in the management of service operations.
Assunto: Administração de empresas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.21714/pretexto.v20i4.6712
URI: http://hdl.handle.net/1843/58773
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: http://revista.fumec.br/index.php/pretexto
metadata.dc.relation.ispartof: PRETEXTO
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