Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58795
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarlaina Fernandes Rorizpt_BR
dc.creatorAna Cristina Carvalho Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-19T19:49:49Z-
dc.date.available2023-09-19T19:49:49Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.issue27; 5; 2pt_BR
dc.citation.spage1551pt_BR
dc.citation.epage1562pt_BR
dc.identifier.issn2525-880Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58795-
dc.description.resumoO corpo no contexto da Educação tem apontado um novo entendimento acerca das relações entre cognição, aprendizagem e Linguagem Corporal. No que diz respeito à Educação Infantil, este diálogo mostra-se ainda mais pertinente, haja vista a importância das experiências corporais para o processo ensino-aprendizagem (BRASIL, 1997; BELO HORIZONTE, 2009). Observa-se, no entanto, que apesar da crescente produção teórica que se dedica a esta abordagem pouco ou quase nada se fala a respeito do corpo do professor neste processo. Desta forma, este artigo faz um recorte sobre as representações sociais identificadas em respostas de oitenta professores da Rede Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte e região Metropolitana, que compuseram o grupo de sujeitos participantes da minha dissertação de mestrado. As concepções de corpo identificadas a partir dos dados coletados indicam possíveis relações com a práxis docente, modos de ensinar e aprender e corporeidade. Os resultados apontam o corpo do professor como lugar transitório, que está em construção e que precisa compreender ainda suas reverberações no contexto da Educação Infantil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil-
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectConcepções de corpopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subject.otherEducação básicapt_BR
dc.subject.otherLinguagem corporalpt_BR
dc.subject.otherProfessorespt_BR
dc.subject.otherProfessoraspt_BR
dc.titleAs concepções de corpo e suas reverberações na ação docente de professores da educação infantil de BH e região metropolitanapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://faeb.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Anais-XXVII-ConFAEB-Campo-Grande-2017.pdfpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4756-4239pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2421-6757pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.