Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/58803
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O gênero verbete em sala de aula, ou, Por que usar o dicionário nas aulas de língua portuguesa?
Título(s) alternativo(s): The entry gender in the classroom, or, Why do we need to use the dictionary in the Portugueses classes?
Autor(es): Bruno de Assis Freire Lima
Maria Cândida Trindade Costa de Seabra
Resumen: Este trabalho tem dois objetivos principais: 1) realocar o papel do dicionário nas aulas de língua portuguesa, discutindo a respeito da sua função de normatizar conceitos, significados e definições, e 2) propor reflexões pedagógicas que levem à exploração do gênero verbete de forma a ampliar as possibilidades de ensino-aprendizagem de língua portuguesa por meio de textos. Para tanto, partimos da consulta e análise do verbete “cigano” em quatro dicionários de séculos diferentes. Feito isso, analisamos a definição de “cigano” em um notável romance da literatura brasileira, do séc. XIX, bem como em sua adaptação no gênero história em quadrinhos, datada do séc. XXI. Por fim, recorremos a outros gêneros que não definem diretamente, mas que tomam o cigano em alguma abordagem encontrada nos dicionários pesquisados. Analisamos o tratamento dado ao cigano, focalizando aspectos micro e macroestruturais desses textos e gêneros. Ao longo de todo trabalho, são apresentadas sugestões didáticas a partir das quais o leitor-professor pode desenvolver estratégias que garantam práticas significativas de linguagem em sala de aula.
Abstract: In this paper we discuss two points: 1) how to give to the dictionay another place in the Portugueses classes, beyond your regulatory function about concepts, meanings and definitions; and 2) how to propose pedagogical reflections about the work with the genre entry to enlarge the possibilities of the teaching and learning Portuguese from texts. Therefore, we start from consultation and analysis of the entry "gypsy" in four dictionaries of different centuries. Then, we analyze the definition of "gypsy" in a remarkable novel of Brazilian literature of the century. XIX, as well as adapting the genre comics, dated century XXI. Finally, we turn to other genres that do not define themselves but which take the gypsy in any approach found in dictionaries surveyed. We looked at the treatment of this word, focusing on micro and macro-structural aspects of these texts and genres. Throughout this paper, we presented teaching suggestions from which the reader-teacher can develop strategies that ensure significant practices of classroom language.
Asunto: Língua portuguesa - Dicionários
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58803
Fecha del documento: 19-may-2016
metadata.dc.url.externa: https://www.revistaglauks.ufv.br/Glauks/issue/view/14
metadata.dc.relation.ispartof: Gláuks: Revista de Letras e Artes
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
O gênero verbete em sala de aula, ou, por que usar o dicionário nas aulas de língua portuguesa.pdf295.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.