Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/58807
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Ensino de arte de corpo inteiro: uma proposta pedagógica para o 9º (nono) ano do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Teaching full body art: a pedagogical proposal for the 9th (ninth) year of elementary school Enseñanza de arte de cuerpo entero: una propuesta pedagógica para el noveno curso de la enseñaza básica |
Autor(es): | Ludmila Barros de Jesus |
primer Tutor: | Lívia Mara Gomes do Espírito Santo |
primer miembro del tribunal : | Gabriela Clemente de Oliveira |
Segundo miembro del tribunal: | Carlos Alexandre Fernandes |
Resumen: | O presente estudo visa refletir a respeito do ensino de Arte sob a perspectiva da corporeidade nas respectivas linguagens – Dança, Teatro, Música e Artes Visuais – de modo a estruturar a construção de uma proposta pedagógica para o ensino de Arte do 9º (nono) ano do Ensino Fundamental. A pesquisa fez uso de metodologia teórica e de uma proposição prática. A parte teórica foi estruturada a partir de revisão bibliográfica e pesquisa documental de leis e normativas educacionais, e a parte prática destinada ao exercício de elaboração da proposta pedagógica. O estudo não pretende esgotar o assunto, senão contribuir na reflexão sobre o corpo na escola, sobretudo no ensino de Arte. |
Abstract: | The present study aims to reflect on the teaching of Art from the perspective of corporeality in its respective languages - Dance, Theater, Music, and Visual Arts - to structure the development of a pedagogical proposal for teaching Art in the 9th grade of Elementary School. The research made use of a theoretical methodology and a practical proposal. The theoretical methodology was structured from a bibliographic review and documental research of educational laws and regulations, and the practical part was destined for elaborating the pedagogical proposal. The study does not intend to exhaust the subject but rather to contribute to reflecting on the body in school, particularly in the teaching of Art. |
Asunto: | Arte - Estudo e ensino Arte e educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/58807 |
Fecha del documento: | 11-jul-2023 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia - Ludmila Barros de Jesus.pdf | 3.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons