Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/58807
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Ensino de arte de corpo inteiro: uma proposta pedagógica para o 9º (nono) ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Teaching full body art: a pedagogical proposal for the 9th (ninth) year of elementary school
Enseñanza de arte de cuerpo entero: una propuesta pedagógica para el noveno curso de la enseñaza básica
Autor(es): Ludmila Barros de Jesus
primer Tutor: Lívia Mara Gomes do Espírito Santo
primer miembro del tribunal : Gabriela Clemente de Oliveira
Segundo miembro del tribunal: Carlos Alexandre Fernandes
Resumen: O presente estudo visa refletir a respeito do ensino de Arte sob a perspectiva da corporeidade nas respectivas linguagens – Dança, Teatro, Música e Artes Visuais – de modo a estruturar a construção de uma proposta pedagógica para o ensino de Arte do 9º (nono) ano do Ensino Fundamental. A pesquisa fez uso de metodologia teórica e de uma proposição prática. A parte teórica foi estruturada a partir de revisão bibliográfica e pesquisa documental de leis e normativas educacionais, e a parte prática destinada ao exercício de elaboração da proposta pedagógica. O estudo não pretende esgotar o assunto, senão contribuir na reflexão sobre o corpo na escola, sobretudo no ensino de Arte.
Abstract: The present study aims to reflect on the teaching of Art from the perspective of corporeality in its respective languages - Dance, Theater, Music, and Visual Arts - to structure the development of a pedagogical proposal for teaching Art in the 9th grade of Elementary School. The research made use of a theoretical methodology and a practical proposal. The theoretical methodology was structured from a bibliographic review and documental research of educational laws and regulations, and the practical part was destined for elaborating the pedagogical proposal. The study does not intend to exhaust the subject but rather to contribute to reflecting on the body in school, particularly in the teaching of Art.
Asunto: Arte - Estudo e ensino
Arte e educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58807
Fecha del documento: 11-jul-2023
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Monografia - Ludmila Barros de Jesus.pdf3.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons