Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58807
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lívia Mara Gomes do Espírito Santopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8951155717277564pt_BR
dc.contributor.referee1Gabriela Clemente de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee2Carlos Alexandre Fernandespt_BR
dc.creatorLudmila Barros de Jesuspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6680628703540610pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-20T12:13:51Z-
dc.date.available2023-09-20T12:13:51Z-
dc.date.issued2023-07-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58807-
dc.description.abstractThe present study aims to reflect on the teaching of Art from the perspective of corporeality in its respective languages - Dance, Theater, Music, and Visual Arts - to structure the development of a pedagogical proposal for teaching Art in the 9th grade of Elementary School. The research made use of a theoretical methodology and a practical proposal. The theoretical methodology was structured from a bibliographic review and documental research of educational laws and regulations, and the practical part was destined for elaborating the pedagogical proposal. The study does not intend to exhaust the subject but rather to contribute to reflecting on the body in school, particularly in the teaching of Art.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo visa refletir a respeito do ensino de Arte sob a perspectiva da corporeidade nas respectivas linguagens – Dança, Teatro, Música e Artes Visuais – de modo a estruturar a construção de uma proposta pedagógica para o ensino de Arte do 9º (nono) ano do Ensino Fundamental. A pesquisa fez uso de metodologia teórica e de uma proposição prática. A parte teórica foi estruturada a partir de revisão bibliográfica e pesquisa documental de leis e normativas educacionais, e a parte prática destinada ao exercício de elaboração da proposta pedagógica. O estudo não pretende esgotar o assunto, senão contribuir na reflexão sobre o corpo na escola, sobretudo no ensino de Arte.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectEnsino de artept_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectProposta pedagógicapt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.titleEnsino de arte de corpo inteiro: uma proposta pedagógica para o 9º (nono) ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeTeaching full body art: a pedagogical proposal for the 9th (ninth) year of elementary schoolpt_BR
dc.title.alternativeEnseñanza de arte de cuerpo entero: una propuesta pedagógica para el noveno curso de la enseñaza básicapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia - Ludmila Barros de Jesus.pdf3.1 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons