Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/58807
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lívia Mara Gomes do Espírito Santo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8951155717277564 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gabriela Clemente de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carlos Alexandre Fernandes | pt_BR |
dc.creator | Ludmila Barros de Jesus | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6680628703540610 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-20T12:13:51Z | - |
dc.date.available | 2023-09-20T12:13:51Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/58807 | - |
dc.description.abstract | The present study aims to reflect on the teaching of Art from the perspective of corporeality in its respective languages - Dance, Theater, Music, and Visual Arts - to structure the development of a pedagogical proposal for teaching Art in the 9th grade of Elementary School. The research made use of a theoretical methodology and a practical proposal. The theoretical methodology was structured from a bibliographic review and documental research of educational laws and regulations, and the practical part was destined for elaborating the pedagogical proposal. The study does not intend to exhaust the subject but rather to contribute to reflecting on the body in school, particularly in the teaching of Art. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo visa refletir a respeito do ensino de Arte sob a perspectiva da corporeidade nas respectivas linguagens – Dança, Teatro, Música e Artes Visuais – de modo a estruturar a construção de uma proposta pedagógica para o ensino de Arte do 9º (nono) ano do Ensino Fundamental. A pesquisa fez uso de metodologia teórica e de uma proposição prática. A parte teórica foi estruturada a partir de revisão bibliográfica e pesquisa documental de leis e normativas educacionais, e a parte prática destinada ao exercício de elaboração da proposta pedagógica. O estudo não pretende esgotar o assunto, senão contribuir na reflexão sobre o corpo na escola, sobretudo no ensino de Arte. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de arte | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Proposta pedagógica | pt_BR |
dc.subject.other | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Arte e educação | pt_BR |
dc.title | Ensino de arte de corpo inteiro: uma proposta pedagógica para o 9º (nono) ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching full body art: a pedagogical proposal for the 9th (ninth) year of elementary school | pt_BR |
dc.title.alternative | Enseñanza de arte de cuerpo entero: una propuesta pedagógica para el noveno curso de la enseñaza básica | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia - Ludmila Barros de Jesus.pdf | 3.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License