Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/58813
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Propostas didáticas para alfabetização de jovens e adultos no Brasil e na Argentina: os programas "brasil alfabetizado" e "encuentro"
Título(s) alternativo(s): Didactic proposals for youth and adult literacy in Brazil and Argentina: the programs “brasil alfabetizado” and “encuentro”
Autor(es): Silvana Oliveira Biondi
Francisca Izabel Pereira Maciel
Resumo: O artigo objetiva apresentar resultados de análise dos materiais didáticos propostos para alfabetização de pessoas jovens e adultas em dois programas, sendo no Brasil, o Programa Brasil Alfabetizado; na Argentina, o Programa Encuentro. Privilegiou-se neste artigo, analisar a materialidade didática, isto é, os livros didáticos e/ou manuais orientadores das práticas dos alfabetizadores. No Brasil, a análise recaiu sobre um dos livros mais utilizados e avaliado pelo Programa Nacional do Livro Didático para EJA, diferente da Argentina, onde há um livro utilizado na unificada proposta didática do país. A análise permitiu identificar semelhanças e diferenças conceituais de alfabetização e nas orientações de ensino e aprendizagem da escrita e das práticas de leitura e produção textual.
Abstract: The article aims to present results of analysis of the proposed teaching materials for literacy of young people and adults in two programs, in Brazil, the Programa Brasil Alfabetizado; In Argentina, the Programa Encuentro. It was prioritized in this article to analyze the didactic materiality, that is, the textbooks and/or guidelines used by the educators. In Brasil, the analysis fell on one of the most used books, evaluated by the National Textbook Program for Young People and Adults Education, opposite from Argentina, where there is a specific book used on the unified teaching proposal of the country. The analysis made it possible to identify similarities and conceptual differences in literacy and in the teaching and learning guidelines of writing and in the reading practices and textual production.
Assunto: Alfabetização de Adultos
Material didático
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.389
URI: http://hdl.handle.net/1843/58813
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://www.revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/389
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Alfabetização
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Propostas didáticas para alfabetização de jovens e adultos no brasil e na argentina.pdf3.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.