Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58813
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilvana Oliveira Biondipt_BR
dc.creatorFrancisca Izabel Pereira Macielpt_BR
dc.date.accessioned2023-09-20T19:27:23Z-
dc.date.available2023-09-20T19:27:23Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.volume1pt_BR
dc.citation.issue11pt_BR
dc.citation.spage141pt_BR
dc.citation.epage173pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.389pt_BR
dc.identifier.issn2446-8584pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58813-
dc.description.abstractThe article aims to present results of analysis of the proposed teaching materials for literacy of young people and adults in two programs, in Brazil, the Programa Brasil Alfabetizado; In Argentina, the Programa Encuentro. It was prioritized in this article to analyze the didactic materiality, that is, the textbooks and/or guidelines used by the educators. In Brasil, the analysis fell on one of the most used books, evaluated by the National Textbook Program for Young People and Adults Education, opposite from Argentina, where there is a specific book used on the unified teaching proposal of the country. The analysis made it possible to identify similarities and conceptual differences in literacy and in the teaching and learning guidelines of writing and in the reading practices and textual production.pt_BR
dc.description.resumoO artigo objetiva apresentar resultados de análise dos materiais didáticos propostos para alfabetização de pessoas jovens e adultas em dois programas, sendo no Brasil, o Programa Brasil Alfabetizado; na Argentina, o Programa Encuentro. Privilegiou-se neste artigo, analisar a materialidade didática, isto é, os livros didáticos e/ou manuais orientadores das práticas dos alfabetizadores. No Brasil, a análise recaiu sobre um dos livros mais utilizados e avaliado pelo Programa Nacional do Livro Didático para EJA, diferente da Argentina, onde há um livro utilizado na unificada proposta didática do país. A análise permitiu identificar semelhanças e diferenças conceituais de alfabetização e nas orientações de ensino e aprendizagem da escrita e das práticas de leitura e produção textual.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Alfabetizaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização de Adultospt_BR
dc.subjectProgramas Brasil Alfabetizado e Encuentropt_BR
dc.subjectMateriais didáticos de Alfabetização de Adultospt_BR
dc.subject.otherAlfabetização de Adultospt_BR
dc.subject.otherMaterial didáticopt_BR
dc.titlePropostas didáticas para alfabetização de jovens e adultos no Brasil e na Argentina: os programas "brasil alfabetizado" e "encuentro"pt_BR
dc.title.alternativeDidactic proposals for youth and adult literacy in Brazil and Argentina: the programs “brasil alfabetizado” and “encuentro”pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/389pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7861-457Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4751-2890pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Propostas didáticas para alfabetização de jovens e adultos no brasil e na argentina.pdf3.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.