Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/58884
Tipo: Tese
Título: Sobre pessoas, pedras e formigas : relações simbiopoéticas na escultura de pedra-sabão mineira
Autor(es): Victória Carolina Pinheiro Lopes Dias
Primeiro Orientador: Andrés Zarankin
Primeiro Coorientador: Vinícius Melquíades dos Santos
Primeiro membro da banca : Maria Jimena Cruz
Segundo membro da banca: Camilla Agostini
Terceiro membro da banca: Edgar Rodrigues Barbosa Neto
Quarto membro da banca: Rubens Alves da Silva
Quinto membro da banca: Vinícius Melquíades dos Santos (P
Resumo: Minas Gerais possui, desde o período colonial, uma expressiva produção de cultura material ligada à pedra-sabão, com destaque para as cidades de Mariana e Ouro Preto. A produção atual se concentra em distritos e subdistritos destas cidades. É comum encontrarmos nessas localidades pequenas unidades produtivas que são extensões das moradias das pessoas artesãs. Essa configuração oferece um contexto rico em experiências que atravessam o processo criativo e produtivo das coisas esculpidas. Esta tese é uma etnografia do pluriverso criativo do mestre escultor Duilo Bretas, morador de Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto. Eu o chamo de mestre pela relação de aprendizado que estabelecemos e por ele ter esse reconhecimento por parte de muitos artesãos da região. A relação de mestre e discípula permitiu que este trabalho fosse fundado no aprendizado, na criação, na troca, na experiência e na colaboração. A partir do microcosmo do mestre artesão, este estudo buscou investigar qual a natureza das relações entre as pessoas e as coisas de pedra. O objetivo foi demonstrar que, ao descortinar essas relações, podemos ampliar as narrativas sobre as ações de diversos seres implicados no processo de composição de esculturas, e, assim, acolher o pluralismo existencial de seres e coisas. O caminho metodológico foi fluído como o curso de um rio, pois se orientou pelos ritmos e movimentos de vida, dos quais pude participar. Trabalhar com uma certa liberdade metodológica me possibilitou criar correspondências entre diferentes saberes e adotar práticas e modos específicos de proceder inspirados em métodos contra indutivos, como a teoria “contra o método”. O mote de conhecimentos diversos me instigou a criar uma narrativa textual na qual as argumentações não se restringiram à textualidade escrita; desenhos e fotografias habitam o texto como parte da narrativa. Ao final, pude observar que as relações entre as pessoas e as coisas de pedras, no processo de compor esculturas, são tão diversas quanto os seres que participam, cada um, a seu modo, dessa composição.
Abstract: Minas Gerais has had, since the colonial period, a significant production of material culture linked to soapstone, specially in the cities of Mariana and Ouro Preto. Current production is concentrated in districts and sub-districts of these cities. It is common to find in these localities small productive units that are extensions of the houses of artisans. This setting offers a context rich in experiences that cross the creative and productive processes of sculpted things. This thesis is an ethnography of the creative pluriverse of master sculptor Duilo Bretas, who lives at Cachoeira do Campo, district of Ouro Preto. I refer to him as a master due to the learning relationship we have established and to his recognition as such by many artisans in the region. The master-disciple relationship allowed this work to be based on learning, creation, exchange, experience and collaboration. Based on the microcosm of the master craftsman, this study sought to investigate the nature of the relationships between people and stone things. It aimed to demonstrate that the uncovering of these relationships can broaden the narratives of what the different beings involved in the process of composing sculptures do, and thus welcome the existential pluralism of beings and things. The methodological path was fluid like the course of a river, as it was oriented by the rhythms and movements of life in which I was able to participate. Working with a certain methodological freedom allowed me to create correspondences between different types of knowledge and to adopt practices and specific modes of proceeding inspired by counter-inductive methods, such as the theory “against the method”. The motto of diverse knowledge incited me to create a textual narrative in which the arguments were not restricted to written textuality; drawings and photographs inhabit the text as part of the narrative. In the end, I was able to observe that the rela-tionships between people and stone things, in the process of composing sculptures, are as diverse as the beings that participate each one in their own way in this composition.
Assunto: Antropologia - Teses
Escultura - Teses
Arte - Minas Gerais - Teses
Pedra-sabão - Teses
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Antropologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58884
Data do documento: 15-Jun-2023
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Victória Carolina Pinheiro Lopes Dias -Versão final da tese.pdfTese10.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons