Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58884
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Andrés Zarankinpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2866806723847425pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vinícius Melquíades dos Santospt_BR
dc.contributor.referee1Maria Jimena Cruzpt_BR
dc.contributor.referee2Camilla Agostinipt_BR
dc.contributor.referee3Edgar Rodrigues Barbosa Netopt_BR
dc.contributor.referee4Rubens Alves da Silvapt_BR
dc.contributor.referee5Vinícius Melquíades dos Santos (Ppt_BR
dc.creatorVictória Carolina Pinheiro Lopes Diaspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0091585482216221pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-25T00:56:49Z-
dc.date.available2023-09-25T00:56:49Z-
dc.date.issued2023-06-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58884-
dc.description.abstractMinas Gerais has had, since the colonial period, a significant production of material culture linked to soapstone, specially in the cities of Mariana and Ouro Preto. Current production is concentrated in districts and sub-districts of these cities. It is common to find in these localities small productive units that are extensions of the houses of artisans. This setting offers a context rich in experiences that cross the creative and productive processes of sculpted things. This thesis is an ethnography of the creative pluriverse of master sculptor Duilo Bretas, who lives at Cachoeira do Campo, district of Ouro Preto. I refer to him as a master due to the learning relationship we have established and to his recognition as such by many artisans in the region. The master-disciple relationship allowed this work to be based on learning, creation, exchange, experience and collaboration. Based on the microcosm of the master craftsman, this study sought to investigate the nature of the relationships between people and stone things. It aimed to demonstrate that the uncovering of these relationships can broaden the narratives of what the different beings involved in the process of composing sculptures do, and thus welcome the existential pluralism of beings and things. The methodological path was fluid like the course of a river, as it was oriented by the rhythms and movements of life in which I was able to participate. Working with a certain methodological freedom allowed me to create correspondences between different types of knowledge and to adopt practices and specific modes of proceeding inspired by counter-inductive methods, such as the theory “against the method”. The motto of diverse knowledge incited me to create a textual narrative in which the arguments were not restricted to written textuality; drawings and photographs inhabit the text as part of the narrative. In the end, I was able to observe that the rela-tionships between people and stone things, in the process of composing sculptures, are as diverse as the beings that participate each one in their own way in this composition.pt_BR
dc.description.resumoMinas Gerais possui, desde o período colonial, uma expressiva produção de cultura material ligada à pedra-sabão, com destaque para as cidades de Mariana e Ouro Preto. A produção atual se concentra em distritos e subdistritos destas cidades. É comum encontrarmos nessas localidades pequenas unidades produtivas que são extensões das moradias das pessoas artesãs. Essa configuração oferece um contexto rico em experiências que atravessam o processo criativo e produtivo das coisas esculpidas. Esta tese é uma etnografia do pluriverso criativo do mestre escultor Duilo Bretas, morador de Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto. Eu o chamo de mestre pela relação de aprendizado que estabelecemos e por ele ter esse reconhecimento por parte de muitos artesãos da região. A relação de mestre e discípula permitiu que este trabalho fosse fundado no aprendizado, na criação, na troca, na experiência e na colaboração. A partir do microcosmo do mestre artesão, este estudo buscou investigar qual a natureza das relações entre as pessoas e as coisas de pedra. O objetivo foi demonstrar que, ao descortinar essas relações, podemos ampliar as narrativas sobre as ações de diversos seres implicados no processo de composição de esculturas, e, assim, acolher o pluralismo existencial de seres e coisas. O caminho metodológico foi fluído como o curso de um rio, pois se orientou pelos ritmos e movimentos de vida, dos quais pude participar. Trabalhar com uma certa liberdade metodológica me possibilitou criar correspondências entre diferentes saberes e adotar práticas e modos específicos de proceder inspirados em métodos contra indutivos, como a teoria “contra o método”. O mote de conhecimentos diversos me instigou a criar uma narrativa textual na qual as argumentações não se restringiram à textualidade escrita; desenhos e fotografias habitam o texto como parte da narrativa. Ao final, pude observar que as relações entre as pessoas e as coisas de pedras, no processo de compor esculturas, são tão diversas quanto os seres que participam, cada um, a seu modo, dessa composição.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectPedra-sabãopt_BR
dc.subjectEsculturaspt_BR
dc.subjectMinas geraispt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectPluriversospt_BR
dc.subject.otherAntropologia - Tesespt_BR
dc.subject.otherEscultura - Tesespt_BR
dc.subject.otherArte - Minas Gerais - Tesespt_BR
dc.subject.otherPedra-sabão - Tesespt_BR
dc.titleSobre pessoas, pedras e formigas : relações simbiopoéticas na escultura de pedra-sabão mineirapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Victória Carolina Pinheiro Lopes Dias -Versão final da tese.pdfTese10.42 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons