Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58888
Type: Dissertação
Title: A utilização de uma série de tv como suporte ao material de leitura para ESP: um estudo de caso
Authors: Jéssica Oliveira de Carvalho
First Advisor: Bárbara Malveira Orfanó
First Referee: Gustavo Leal Teixeira
Second Referee: Climene Fernandes Brito Arruda
Third Referee: Gustavo Leal Teixeira
Abstract: Partindo da observação de lacunas em relação à escassez de materiais didáticos de Inglês para Fins Específicos (English for Specific Purposes - ESP) em disciplinas que focam na área das ciências da saúde, esta pesquisa tem como objetivo compreender de que maneira recortes de episódios do seriado de TV norte-americano Grey’s Anatomy podem aprimorar o material didático utilizado nas práticas de leitura de ESP, no Curso de Tecnologia em Gestão em Saúde do IFNMG - campus Araçuaí. Para alcançar esse objetivo geral, foram estabelecidos três objetivos específicos: identificar e avaliar os principais elementos a serem considerados no desenho de um curso de ESP; produzir materiais didáticos de ESP com foco no desenvolvimento de práticas de leitura de textos específicos, incluindo recortes de episódios de Grey's Anatomy; avaliar a experiência de aprendizagem com o material produzido por meio de um questionário final. O presente estudo trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e ocorreu durante as aulas da disciplina Inglês Técnico, pertencente ao curso de Gestão em Saúde, do IFNMG. Nesta disciplina, foram desenvolvidas propostas didáticas que versavam sobre a temática da saúde utilizando o seriado Grey’s Anatomy. As bases teóricas desse estudo assentam-se nas pesquisas de Franco (2018) sobre o uso de seriados no processo de ensino e de Ferreira (2019) relativas às relações entre ensino de língua e utilização de séries televisivas. No que se refere ao conceito de ESP e análise de necessidades, essa pesquisa baseia-se nos pressupostos apresentados por Hutchinson e Waters (1987) e Dudley-Evans (2001), Anthony (2018); Soares (2018); dentre outros. Já em relação à necessidade de produção de materiais e recursos didáticos para ESP, fundamenta-se nas contribuições de Hyland (2006), Tomlinson (2011); Ulfa (2015); Marjanovikj-Apostolovski (2019); dentre outros autores. Adicionalmente, as propostas didáticas foram fundamentadas em princípios pedagógicos como multiletramentos (COPE, KALANTZIS, 2000; ROJO, 2012; OLIVEIRA; SZUNDY , 2014), multimodalidade (COSCARELLI, NOV AIS, 2010; COSCARELLI, 2020; MARTINS, 2020) e letramento digital (COSCARELLI; RIBEIRO, 2014; SILVA, 2015; LACERDA; SANTOS, 2017). A coleta dos dados foi realizada por meio de questionários semiestruturados aplicados aos alunos do Curso de Tecnologia em Gestão em Saúde do IFNMG - campus Araçuaí. Os dados obtidos foram analisados de acordo com a proposta da análise do conteúdo (AC) de Bardin (2016). Os resultados indicaram que as propostas didáticas foram eficazes na promoção do aprendizado e do desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos no contexto do curso de Gestão em Saúde. Portanto, esse trabalho apresenta contribuições importantes no campo dos estudos sobre Inglês para Fins Específicos, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento de materiais didáticos inovadores para o curso Gestão em Saúde, que poderão despertar o interesse dos educandos em relação aos conteúdos a serem estudados no curso. Ademais, recursos didáticos como esse poderão ser utilizados por outros educadores da mesma área, com as devidas observações das especificidades de cada turma em processo de aprendizagem.
Abstract: Based on the observation of gaps regarding the scarcity of English for Specific Purposes (ESP) teaching materials in disciplines focused on the field of Health Sciences, this research aims to understand how excerpts from episodes of the American TV series Grey's Anatomy can enhance the teaching materials used in ESP reading practices in the Health Management Course at IFNMG - Araçuaí Campus. To achieve this objective, three specific aims were established: to identify and evaluate the main elements to be considered in the design of an ESP course, to produce ESP teaching materials focused on the development of specific text reading practices, including excerpts from Grey's Anatomy episodes, and to evaluate the learning experience with the produced material through a final questionnaire. The study in question consists of a qualitative research with a case study approach. It was carried out during the classes of the Technical English discipline, which is part of the Health Management Course at IFNMG. During the study, reading comprehension activities related to the health theme were developed, using the Grey's Anatomy series as a reference. The theoretical foundations of this study are based on Franco's (2018) research on the use of series in the teaching process and Ferreira's (2019) research on the relationship between language teaching and the use of television series. Regarding the concept of ESP and needs analysis, the research presented here is based on the assumptions presented by Hutchinson and Waters (1987); Dudley-Evans (2001); Anthony (2018); Soares (2018); among others. As for the need to produce teaching materials and resources for ESP, it is based on the contributions of Hyland (2006), Tomlinson (2011); Ulfa (2015); Marjanovikj-Apostolovski (2019); among other authors. Furthermore, the activities were based on pedagogical principles such as multiliteracies (COPE, KALANTZIS, 2000; ROJO, 2012; OLIVEIRA; SZUNDY, 2014), multimodality (COSCARELLI, NOVAIS, 2010; COSCARELLI, 2020; MARTINS, 2020), and digital literacy (COSCARELLI; RIBEIRO, 2014; SILVA, 2015; LACERDA; SANTOS, 2017). Data collection for this research was carried out through semi-structured questionnaires applied to students of the Health Management Course at IFNMG - Araçuaí campus. The data obtained were analyzed according to the content analysis proposal (CA) by BARDIN (2016). The results indicated that the didactic proposals were effective in promoting learning and developing students' language skills in the context of the Managing care course. Therefore, this study brings important contributions in the field of English for Specific Purposes, especially regarding the development of innovative teaching materials for the Health Management Course, which may arouse students' interest in the content to be studied in the course. Furthermore, teaching resources like this can be used by other educators in the same field, with due observations of the specificities of each learning group.
Subject: Língua inglesa – Estudo e ensino (Superior)
Língua inglesa – Métodos de ensino
Aquisição da segunda linguagem
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58888
Issue Date: 16-Aug-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons