Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/58915
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Infância, natalidade e educação: diálogos com hannah arendt |
Título(s) alternativo(s): | Childhood, natality and education: a dialogue with Hannah Arendt |
Autor(es): | Ademilson de Sousa Soares |
Resumo: | O trabalho discute os conceitos de infância, natalidade e educação em diálogo com Hannah Arendt. A apresentação da tese de que o poder da infância reside na força da linguagem, sustentada por autores da filosofia tais como Giorgio Agamben e Walter Kohan, compõe a estratégia argumentativa que propõe uma aproximação entre o conceito de natalidade formulado por Arendt e o processo de educação das novas gerações. O estudo é de cunho teórico, com base em revisão da literatura e busca articular educação e filosofia, campos epistemológicos distintos. Como resultado provisório, afirma-se, por um lado, que o nascimento e a chegada das crianças ao mundo desafia os adultos, que devem assumir a responsabilidade de educá-las, tendo como fundamento a liberdade da vontade. Por outro lado, argumenta-se que a natalidade dos adultos somente pode acontecer quando eles agirem de forma livre na esfera política da vida pública. |
Abstract: | This paper discusses the concepts of childhood, ‘natality’ and education based on a dialogue with Hannah Arendt. The presentation of the thesis according to which the power of childhood resides in the force of language, sustained by authors of philosophy such as Giorgio Agamben and Walter Kohan, composes the argumentative strategy that proposes an approximation between the concept of natality formulated by Arendt and the new generations’ education process. The theoretical imprint of the study is based on a review of the literature and it seeks to articulate two distinct epistemological fields: education and philosophy. As a provisional result, it may be affirmed that, on the one hand, the birth and arrival of children in the world challenges adults to undertake the responsibility for educating them, having as its basis the freedom of will. On the other hand, it is argued that the ‘natality’ of adults may only take place when they act in a free manner in the political arena of public life. |
Assunto: | Infância Hannah Arendt Natalidade Educação de crianças |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | 10.4013/edu.2017.211.02 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/58915 |
Data do documento: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2017.211.02 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Educação Unisinos |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Infância, natalidade e educação diálogos com Hannah Arendt.pdf | 297.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.