Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58921
Type: Monografia (especialização)
Title: Ensino por investigação e experimentação: uma proposta de ensino sobre reação química
Authors: Renato César do Carmo Canesso
First Advisor: Glessyan de Quadros Marques
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo desenvolver atividades com abordagem investigativa para o ensino de Reações Químicas. A intervenção didática contou com a participação de 10 alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola particular da região central/metropolitana de Belo Horizonte. É importante ressaltar que essa escola trata-se de uma escola que desenvolve seu currículo a partir da metodologia canadense. Nessa intervenção desenvolvemos atividades sobre reações químicas utilizando experimentação investigativa. A escolha do tema ocorreu devido ao fato de possibilitar estabelecer relações entre a experiência vivida e as reações químicas ocorridas no cotidiano dos alunos, de modo a contribuir com a construção do conhecimento e a aprendizagem na disciplina de Química. As atividades experimentais foram realizadas a partir de uma situação cotidiana, no intuito de que os alunos interagissem de forma ativa com as atividades propostas. Além disso, foram realizadas pesquisas a fim de consolidar conceitos e aprimorar as hipóteses levantadas. Uma questão problema foi inserida com o objetivo de complementar a atividade. Após as atividades propostas, os alunos responderam a um estudo dirigido em relação aos resultados da atividade prática. Foi notado ao longo da intervenção grande entusiasmo dos alunos ao realizarem as atividades, já que eles participaram das atividades de forma ativa e colaborativa durante todo o desenvolvimento da sequência didática. No final do percurso, foi possível observar que a turma, de maneira geral, adquiriu alguns conhecimentos em relação às reações de oxidação, compreendendo os principais fatores que influenciam no escurecimento de algumas frutas.
Abstract: This paper aimed to develop activities with an investigative approach to the teaching of Experimental Chemistry. The learning path was carried out with students from the first grade of high school in a private school in the region of Belo Horizonte. It is important to emphasize that this school applies a Canadian methodology. The experimental activities about chemical reactions were developed using investigative experiments. The theme was chosen because it allowed the establishment of bonds between lived experience and chemical reactions that occur in the students' daily lives, thereby contributing to the consolidation of knowledge, and providing a greater understanding of Chemistry. The experiments were performed based on an everyday situation, in order for the students to interact actively with the proposed activities. Moreover, research was undertaken to consolidate concepts and refine the hypotheses raised. A problem-question was inserted with the objective of complementing the activity. Following the proposed tasks, students responded to a directed study regarding the outcomes. It was noticed great enthusiasm from the students when performing the exercise, given that they were protagonists throughout the development of the didactic sequence. At the end of the course, it was possible to observe that the class, as a whole, had acquired some knowledge regarding oxidation reactions, realizing certain factors that influence the browning of some fruits.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58921
Issue Date: 25-Mar-2023
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.