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dc.contributor.advisor1Simone de Araujo Esteves Santanapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7221687951056821pt_BR
dc.creatorAmanda Kelly Lanza Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-26T12:58:15Z-
dc.date.available2023-09-26T12:58:15Z-
dc.date.issued2015-12-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58922-
dc.description.resumoNeste trabalho, o objetivo é analisar as contribuições de uma sequência de atividades, com foco na abordagem investigativa, para o desenvolvimento das ideias dos alunos do 1º ano do ensino médio sobre a utilização das células-tronco de tecidos adultos, embrionárias e clonagem reprodutiva em pesquisas, especificamente, suas aplicabilidades, possíveis vantagens e desvantagens para a sociedade. A estratégia metodológica deste trabalho refere-se à aplicação de uma sequência didática contendo atividades investigativas oportunizando ao aluno participar de seu processo de aprendizagem em todas as atividades propostas - orais, escritas, de filme e de pesquisa escolar. Antes da sequência didática, foi aplicado um questionário pré-teste para averiguar o conhecimento prévio do aluno a respeito do assunto, seguida de atividades do tipo: questões escritas, roda de discussão, filme, pesquisas bibliográficas, para verificar se houve desenvolvimento das ideias e de atitudes relativas à utilização desse tipo de terapia celular em pesquisas e suas opiniões acerca da aplicabilidade prática desse tipo de biotecnologia na sociedade. Juntamente com a aplicação dos questionários inicial e final. Essas atividades foram utilizadas como registro para coleta de dados, análise e avaliação de resultados obtidos. Alguns aspectos foram considerados, como o conhecimento limitado dos alunos no questionário inicial sobre a diferença entre uma célula-tronco de tecido adulto e embrionária, que ao serem discutidos ao longo das atividades investigativas, observou-se, nas atividades finais, a formação de conceitos e atitudes mais elaboradas e argumentações mais significativas, evidenciando que houve aprendizagem. Embora os resultados sejam promissores, foram constatadas variações de falas e conceitos dos alunos sobre o assunto células-tronco por se tratar de um assunto polêmico e de grande abrangência. Assim, a abordagem CTS de questões dessa natureza é importante para a formação cidadã e para a construção de conhecimentos no ensino de ciências.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAtividades investigativaspt_BR
dc.subjectCélulas-troncopt_BR
dc.subjectClonagem reprodutivapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleCiência tecnologia e sociedade no ensino de biologia: contribuições de uma sequência de atividades CTS com caráter investigativo para o desenvolvimento das concepções de alunos do 1º ano do ensino médio acerca do uso de células-tronco em pesquisas científicaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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