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http://hdl.handle.net/1843/58922
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Simone de Araujo Esteves Santana | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7221687951056821 | pt_BR |
dc.creator | Amanda Kelly Lanza Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-26T12:58:15Z | - |
dc.date.available | 2023-09-26T12:58:15Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-15 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/58922 | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho, o objetivo é analisar as contribuições de uma sequência de atividades, com foco na abordagem investigativa, para o desenvolvimento das ideias dos alunos do 1º ano do ensino médio sobre a utilização das células-tronco de tecidos adultos, embrionárias e clonagem reprodutiva em pesquisas, especificamente, suas aplicabilidades, possíveis vantagens e desvantagens para a sociedade. A estratégia metodológica deste trabalho refere-se à aplicação de uma sequência didática contendo atividades investigativas oportunizando ao aluno participar de seu processo de aprendizagem em todas as atividades propostas - orais, escritas, de filme e de pesquisa escolar. Antes da sequência didática, foi aplicado um questionário pré-teste para averiguar o conhecimento prévio do aluno a respeito do assunto, seguida de atividades do tipo: questões escritas, roda de discussão, filme, pesquisas bibliográficas, para verificar se houve desenvolvimento das ideias e de atitudes relativas à utilização desse tipo de terapia celular em pesquisas e suas opiniões acerca da aplicabilidade prática desse tipo de biotecnologia na sociedade. Juntamente com a aplicação dos questionários inicial e final. Essas atividades foram utilizadas como registro para coleta de dados, análise e avaliação de resultados obtidos. Alguns aspectos foram considerados, como o conhecimento limitado dos alunos no questionário inicial sobre a diferença entre uma célula-tronco de tecido adulto e embrionária, que ao serem discutidos ao longo das atividades investigativas, observou-se, nas atividades finais, a formação de conceitos e atitudes mais elaboradas e argumentações mais significativas, evidenciando que houve aprendizagem. Embora os resultados sejam promissores, foram constatadas variações de falas e conceitos dos alunos sobre o assunto células-tronco por se tratar de um assunto polêmico e de grande abrangência. Assim, a abordagem CTS de questões dessa natureza é importante para a formação cidadã e para a construção de conhecimentos no ensino de ciências. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Atividades investigativas | pt_BR |
dc.subject | Células-tronco | pt_BR |
dc.subject | Clonagem reprodutiva | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.title | Ciência tecnologia e sociedade no ensino de biologia: contribuições de uma sequência de atividades CTS com caráter investigativo para o desenvolvimento das concepções de alunos do 1º ano do ensino médio acerca do uso de células-tronco em pesquisas científicas | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
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