Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/58966
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Fatores associados a não reconstrução do trânsito intestinal em pacientes com câncer retal submetidos à ressecção anterior do reto e ileostomia de proteção.
Título(s) alternativo(s): Factors preventing restoration of bowel continuity in patients with rectal cancer submitted to anterior rectal resection and protective ileostomy
Autor(es): Leonardo Maciel da-Fonseca
Kelly Cristine de Lacerda Rodrigues Buzatti
Luísa Lima Castro
Antônio Lacerda Filho
Maria Isabel Toulson Davisson Correia
Rodrigo Gomes da Silva
Resumo: Objetivo: avaliar os fatores associados ao não fechamento de ileostomia protetora após ressecção anterior do reto com excisão total do mesorreto por câncer retal, a morbidade associada ao fechamento destas ileostomias e a taxa de estomia permanente em pacientes com adenocarcinoma retal. Métodos: estudo retrospectivo de 174 pacientes consecutivos com diagnóstico de tumores retais, dos quais 92 foram submetidos à ressecção anterior do reto com intenção curativa, anastomose coloanal ou colorretal e ileostomia de proteção. Foi realizada análise multivariada visando a determinar os fatores associados à permanência definitiva da estomia, assim como o estudo da morbidade nos que se submeteram à reconstrução do trânsito. Resultados: no período de seguimento de 84 meses, 54 dos 92 pacientes avaliados (58,7%) tiveram a ileostomia fechada e 38 (41,3%) permaneceram com a estomia. Entre os 62 pacientes que tiveram a ileostomia fechada, 11 (17,7%) apresentaram algum tipo de complicação pós-operatória: três com deiscência de anastomose ileal, cinco com obstrução intestinal, dois com infecção de ferida operatória e um com pneumonia. Oito destes pacientes necessitaram de um novo estoma. Conclusão: de acordo com a análise multivariada, os fatores associados à permanência da estomia foram fístula de anastomose, presença de metástases e fechamento da ileostomia durante quimioterapia.
Assunto: Ileostomia
Cirurgia Colorretal
Neoplasias Colorretais
Fístula Anastomótica
Quimioterapia Adjuvante
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MED - DEPARTAMENTO DE CIRURGIA
MED - DEPARTAMENTO DE CLÍNICA MÉDICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.1590/0100-6991e-20181998
URI: http://hdl.handle.net/1843/58966
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://doi:10.1590/0100-6991e-20181998
metadata.dc.relation.ispartof: Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fatores associados a não reconstrução do trânsito intestinal em pdfa.pdf238.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.