Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58975
Type: Monografia (especialização)
Title: Análise de concepções docentes sobre o planejamento de visitas a museus de ciências
Authors: Mayra Cristina da Silva Costa
First Advisor: Marina Assis Fonseca
First Referee: Luiza Gabriela de Oliveira
Abstract: A relação museu-escola envolve diversos atores, desde professores, gestão escolar, estudantes, mediadores, educadores museais, entre outros. Devido à complexidade de uma visita escolar aos museus e centros de ciências faz-se necessário repensar e criar formas de colaborar com o planejamento de professores em suas visitas. O presente trabalho analisou as diferentes concepções de professores a respeito de visitas virtuais realizadas no curso de formação continuada “Visitas escolares aos museus" ofertada pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte em conjunto com os esforços de mestrandos e professores do mestrado profissional da Universidade Federal de Minas Gerais. Buscamos compreender como as visitas virtuais podem auxiliar professores no planejamento de suas visitas presenciais. Os museus virtuais permitiram ligações entre as abordagens suscitadas e as futuras visitas presenciais, demonstrando a possibilidade dos educadores de extrapolarem as vivências virtuais de forma presencial. No entanto, as análises sugeriram a necessidade de repensar a estratégia do curso, contribuindo para a construção de visitas virtuais síncronas dos espaços museais, no intuito de contemplar novas abordagens. Houve a recorrência de abordagens específicas, como a preferência pelo uso dos espaços com ênfase na materialidade e apelo ao estímulo dos interesses próprios dos estudantes. Os educadores indicaram receios quanto ao retorno dos estudantes a encontros presenciais no período de ressocialização em meio à pandemia, levantando aspectos como práticas anticiência e notícias falsas, suscitando as discussões sobre o analfabetismo estrutural e material, bem como questões de acessibilidade diante da segregação e marginalização de vulneráveis. Diferentes concepções foram levantadas por meio das análises, entre as quais destacamos o planejamento e o compromisso com as orientações dos estudantes no contexto escolar, bem como a valorização das vivências prévias dos estudantes e a pluralidade de conhecimentos.
Abstract: The museum-school relationship involves several actors, from teachers, school management, students, mediators, museum educators, among others. Due to the complexity of a school visit to science museums and centers, it is necessary to rethink and create ways of collaborating with the planning of teachers in their visits. The present work analyzed the different conceptions of teachers regarding virtual visits carried out in the continuing education course "School visits to museums" offered by the Municipal Department of Education of Belo Horizonte together with the efforts of master's students and professors of the professional master's degree at the Federal University of Minas Gerais. We seek to understand how virtual visits can help teachers in planning their face-to-face visits. The virtual museums allowed connections between the approaches raised and future face-to-face visits, demonstrating the possibility for educators to extrapolate virtual experiences in a face-to-face manner. However, the analyzes suggested the need to rethink the course strategy, contributing to the construction of synchronous virtual visits of museum spaces, in order to contemplate new approaches. There was a recurrence of specific approaches, such as the preference for the use of spaces with emphasis on materiality and appeal to stimulate the students' own interests. Educators indicated fears about the return of students to face-to-face meetings in the period of resocialization in the midst of the pandemic, raising aspects such as anti-science practices and fake news, raising discussions about structural and material illiteracy, as well as accessibility issues in the face of segregation and marginalization of vulnerable. Different conceptions were raised through the analyses, we highlight the planning and the commitment with the orientations of the students in the school context, as well as the appreciation of the previous experiences of the students and the plurality of knowledge.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58975
Issue Date: 25-Mar-2023
metadata.dc.description.embargo: 25-Mar-2025
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC MAYRA COM ATA E FICHA.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2025-03-25
897.86 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons