Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/59014
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Toda a rudeza, na verdade, é calma
Título(s) alternativo(s): All rudeness, actually, is calm
Autor(es): Marcus Vinicius de Freitas
Resumo: Este artigo analisa o livro Poema algum basta, de Maria Amélia Dalvi, com vistas à exposição de sua poética. Em oposição ao que, na poética contemporânea, se pode chamar de metapoesia das coisas, combinação dos legados da Poesia Concreta e da Poesia Marginal, Dalvi faz um salto sobre essas linhas de força em direção à grande tradição modernista, que aproxima construtivismo e engajamento, arte e política, como descreve Silviano Santiago através do conceito de “literatura anfíbia”. Nesse passo, pode-se dizer que a escritora constrói uma “poética da educação”, na qual se encontram presentes tanto a atribuição de função pedagógica ao intelectual em um mundo distópico, quanto a miragem de um horizonte puro, construído pelo trabalho paciente sobre a forma poética depurada. O artigo aproxima ainda as imagens recorrentes da montanha e do mar na poesia de Maria Amélia Dalvi com o hexagrama 4 do I Ching, Imaturidade, cujo tema é a educação.
Abstract: This article aims at analysing the poetics of education in Maria Amélia Dalvi’s Poema algum basta (No Poem Stands Alone). In opposition to what may be paradoxally named “metapoetry of things”, a recent poetic tradition which combines the legacies of the Brazilian Concretism and the so called Marginal Poetry, Dalvi’s work lays down its roots back into the Brazilian Modernism, specially its “amphibious” quality of entangling construtivism and engagment (as pointed out by the literary critic Silviano Santiago). In such poetics of education, Dalvi, both as poet and intelectual, merges a self-attribution of pedagogical character with the poetic task of building a pure form, an artistic construction against a dystopian world. This article also aproximates recurrent images of sea and mountain within Dalvi’s work to the Hexagram 4th in the I Ching, named Imaturity, which main image is education.
Assunto: Poesia brasileira
Politica na literatura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.12957/matraga.2021.52009
URI: http://hdl.handle.net/1843/59014
Data do documento: 3-Fev-2021
metadata.dc.relation.ispartof: Matraga
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