Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59029
Type: Dissertação
Title: As barreiras de ordem linguística na resolução de enunciados de questões escolares: um olhar sobre o processo de produção de sentidos
Authors: Melany Maria Baliza Lasmar
First Advisor: Luiz Francisco Dias
First Referee: Adriane Terezinha Sartori
Second Referee: Antônio Luiz Assunção
Abstract: Dentre os diversos textos e gêneros que atravessam a prática escolar, há um gênero particularmente constante no dia a dia de alunos e professores: os enunciados de questões escolares. No entanto, esses textos de natureza didática, apesar de frequentes no ensino, costumam ser relegados a meros instrumentos de avaliação, sendo esvaziados de sua dimensão textual e desconsiderados como gêneros passíveis de análise e sistematização. A negligência no ensino dessas estruturas, porém, tem resultado em um problema comum entre os alunos, que vai além da disciplina de língua portuguesa: a dificuldade na resolução das questões escolares, muitas vezes precipitadamente atribuída a uma matéria específica ou área do conhecimento. Nossa hipótese, no entanto, é de que, em certa medida, a dificuldade de compreensão desses exercícios não reside na compreensão do conteúdo em si, mas sim na interpretação do que é solicitado, isto é, na compreensão textual. Diante dessa questão, o presente trabalho se propôs a examinar em que medida os fatores relacionados à compreensão textual interferem no processo de resolução desses textos pelos alunos, além de identificar esses fatores, a fim de compreender suas causas. Para tanto, realizamos uma análise pormenorizada do gênero “questões escolares”, utilizando um corpus proveniente do banco de itens do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE). Nossa análise considerou os fatores que facilitam ou comprometem a compreensão presentes nesses textos, apoiando-se em estudos sobre leitura e compreensão, assim como em pesquisas específicas sobre a análise de enunciados de questões escolares. Os resultados evidenciaram que fatores como excesso de informações, organização textual, demanda de informações implícitas, desconhecimento lexical, complexidade sintática e a infrequência do item lexical exercem influência sobre a compreensão dos alunos. Observamos também que o tipo de sequência textual bem como a organização destas sequências, e a necessidade de deduzir informações implícitas no enunciado são aspectos relevantes no processo de leitura desses textos. Esses resultados reforçaram a importância do desenvolvimento de habilidades inferenciais e de localização de informações, bem como o papel do léxico e da sintaxe na construção de significação. Destacamos, por fim, a necessidade de se adotar uma abordagem integrada de leitura, escrita e análise linguística, com o objetivo de promover um ensino contextualizado e significativo.
Abstract: Among plenty of texts and genres that are part of the scholar practice, there is a particular one which is often present in the daily routine of students and teachers: the statements of school exercises. Despite being widely used in education, these didactic texts often receive little attention beyond their function as assessment tools and, therefore, they are overlooked as genres that can be subject to analysis and systematization. Unfortunately, this neglect has resulted in a widespread issue among students that goes beyond the scope of the Portuguese language: difficulties in solving school exercises, often hastily attributed to specific subjects or areas of knowledge. Our hypothesis, however, challenges this notion, suggesting that the main challenge lies not in comprehending the content itself, but in effectively interpreting what is being asked, that is, it consists of a difficulty of textual comprehension. In front this issue, our research aims to explore how factors related to textual comprehension affect students' ability to solve these questions, in order to understand their underlying causes better. Therefore, to achieve this goal, we conducted an in-depth analysis of the “school exercise” genre, utilizing a corpus from the "Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública" (SIMAVE). This analysis has considered the factors that either facilitate or hinder comprehension, based on specific research focused on analysis of school exercises statements and studies about reading and comprehension, as well. The findings revealed that factors such overload of information, textual organization, implicit information demands, lack of lexical knowledge, syntactic complexity and lexical infrequency had significantly impact students' comprehension. Additionally, the type of textual sequence and the necessity to infer implicit information from the statements are crucial aspects affecting students' reading process. These results emphasize the importance of developing inferential skills and information retrieval abilities, as well as the role of lexicon and syntax in constructing meaning. Lastly, we emphasize the need to adopt an integrated approach that encompasses reading, writing, and linguistic analysis in order to fostering contextualized and meaningful teaching
Subject: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Língua portuguesa – Exames, questões, etc
Enunciação
Estratégias (Discursivas)
Aprendizagem – Metodologia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/59029
Issue Date: 14-Aug-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.